segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A um toque no painel, milhares de emissoras ao redor do mundo com som digital





Para tocar no rádio
A um toque no painel, milhares de emissoras ao redor do mundo com som digital

Se você pensa que navegação eletrônica e troca de e-mails é tudo o que pode esperar do seu carro, você ainda não ouviu nada. Durante o CES (Consumer Electronics Show), um dos maiores eventos de eletrônicos dos Estados Unidos, uma das estrelas foi um aparelho de som capaz de sintonizar 16 000 estações de rádio de todo o mundo, via internet.
A novidade, apresentada pela alemã Blaupunkt em parceria com o site australiano miRoamer, deve chegar ao mercado norte-americano em meados do ano, ao preço de 600 dólares o aparelho. A sintonia das rádios, através de site, é de graça. O usuário só paga pelo tempo de conexão.
O acesso é feito por meio de um telefone celular 3G via rede wi-fi, que conversa com o rádio do carro pela tecnologia Bluetooth. Ao conectar o site, o aparelho da Blaupunkt classifica as estações por gênero musical, país de origem ou palavra-chave, como um buscador. Uma vez selecionada uma estação, o conteúdo é transmitido em tempo real, sem a necessidade de baixar arquivos. O processo streaming é igual ao dos vídeos exibidos pelo site YouTube.

Além da variedade de emissoras oferecidas, o aparelho também reproduz conteúdos específicos que não são oferecidos pelas rádios. Como em um computador, basta fornecer o endereço da página ou da lista de músicas e adicionar como site favorito.
O fato de depender de um celular de última geração e de uma conexão à internet de alta velocidade pode dificultar a adoção desses sistemas. Mas isso não deve frear o emprego da tecnologia pelos fabricantes, que contam com a popularização da tecnologia 3G.



MÚSICA ELETRÔNICA

O usuário liga o rádio e seleciona o serviço de música online. Por meio da tecnologia Bluetooth, o aparelho se conecta com um telefone celular 3G, equipado com internet de alta velocidade. Estabelecida a conexão com o site, via rede wi-fi, o acervo de estações de rádio é exibido no visor do rádio, na forma de um menu. As faixas da emissora selecionada são executadas em tempo real.
FONTE: Por Vitor Matsubara | ilustração: Gabriel Silveira
http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/novastecnologias/tocar-radio-471140.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário