segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Novas tecnologias nos 77 anos da Rádio Difusora de Piracicaba - sp



Novas tecnologias nos 77 anos da Difusora

As reformas no prédio da Difusora, localizado em frente à praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba, aconteciam ao mesmo tempo em que a equipe da rádio trabalhava. Foi preciso conviver entre diversos ruídos, desde as conversas nos corredores até marteladas e todos os possíveis sons de obras. “Neste período, mudei de sala cinco vezes”, revela Roberta Soave, a diretora administrativa e financeira da empresa, que hoje faz a apresentação oficial das novas instalações em evento às 20h30 na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

É também a oportunidade de a Difusora celebrar os 77 anos completados na terça-feira, 12. “É uma felicidade conseguir chegar a esta idade, o que demonstra a credibilidade perante os ouvintes”, afirma a diretora, ressaltando ainda se tratar de uma empresa familiar e a preocupação de sempre acompanhar a tecnologia das comunicações. Roberta responde pela rádio ao lado das irmãs Andréa e Daniela, além da mãe Conceição, desde que o pai José Roberto faleceu em 1997.

Entretanto, a reforma da sede é o grande motivo do evento desta noite na Acipi. Segundo Roberta, as reformas que durariam três meses se estenderam por aproximadamente um ano. “O telhado e a fachada do prédio são tombados pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), então sabíamos da dificuldade de manter a tradição do lugar, erguido em 1933, e repaginar as instalações internas”, conta.

Todos os estúdios foram modernizados com novos equipamentos, como mesas de áudio e um processador de áudio digital importado. “E, enquanto os novos eram construídos, os antigos ainda funcionavam. Foi como se uma nova emissora estivesse sendo levantada”, brinca a diretora. Atualmente, a Difusora conta com dois estúdios de gravação, uma sala de jornalismo e duas do Ar, uma AM e outra FM, além dos setores comerciais, financeiro e da diretoria. Praticamente tudo na rádio agora é digital.

“Existia a necessidade de deixar o som da FM mais ‘limpo’, o que precisava de uma tecnologia mais avançada”, fala Roberta, sobre a instalação de uma nova antena e ampliação da torre de transmissão, que agora tem 60 metros. “A torre da AM tem 90 metros e não precisava de manutenção”. Quanto à programação, a diretora ressalta que as alterações acontecem naturalmente e por isso, no momento, se mantém intacta. “Mas estamos preparando novidades para 2011”, avisa.
FONTE: http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=7261 Erick Tedesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário