quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Agência Brasil ganha 1° Prêmio de Jornalismo do TRE-RJ

A reportagem "Desmotivação dos jovens em relação à política é tendência mundial, analisa cientista político", da repórter Alana Gandra, da Agência Brasil, foi a vencedora do 1° Prêmio TRE-RJ de Jornalismo, na categoria 'web', promovido pelo  Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Confira a íntegra da matéria aqui
O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pelo TRE-RJ, que escolheu as matérias jornalísticas que melhor contribuíram para a compreensão da importância do voto e do processo eleitoral em 2012 no estado.
Os autores dos trabalhos vencedores receberão um  'tablet’ cada, além de troféu e certificado. A cerimônia de premiação ocorrerá  na próxima sexta-feira (22), no plenário do TRE-RJ, no centro da cidade. 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Eldorado e Natura apresentam a web rádio Natura Musical

Reprodução 
O Natura Musical, programa de patrocínio da Natura que tem oito anos de atuação e já apoiou mais de 200 projetos, inaugurou dia 5 de novembro a web rádio Natura Musical, hospedada no Território Eldorado e produzida pela Rádio Eldorado. A rádio Natura Musical transmitirá 24 horas de programação diária dedicada exclusivamente à música brasileira. 
Na programação, faixas em primeira-mão de artistas incensados pela crítica atual, entrevistas exclusivas com nomes consagrados e novos talentos da música popular, além do resgate de histórias e acervos do legado musical brasileiro, notícias de projetos que investigam as raízes da música brasileira e agenda cultural. A apresentação será de Luciana Camasmie e a supervisão de Regis Salvarani, gerente artístico da Eldorado, em parceria com a produtora LuppiArts. 
O programa, que participa ativamente do lançamento e consolidação de alguns dos mais representativos nomes da nova geração, passou a ocupar também posição central na preservação e difusão da música de raiz (de vertente regional, folclórica ou de caráter histórico e antropológico),  ao mesmo tempo em que financia projetos emblemáticos de ícones da música brasileira. O portal Natura Musical oferece conteúdo sobre música brasileira, inclusive fotos, vídeos e músicas inéditas e exclusivas mediante a parceria com os artistas patrocinados e, a partir de agora, também tr ansmitirá a web rádio. 
  
“O Natura Musical nasceu com o objetivo de estimular a cadeia da música em suas mais diferentes vertentes de produção e consumo, contribuindo para a viabilização de projetos de grande valor simbólico para a cultura e o público. Hoje, oito anos depois, temos um grande acervo de conteúdo, em constante renovação e percebemos que a parceria com a Eldorado, com quem temos valores em comum, oferece a oportunidade de dar vazão regular a este conteúdo, multiplicando nosso alcance”, explica a gerente de propaganda da Natura, Vera Sousa. O Território Eldorado, que hospeda a rádio Natura Musical, tem mais de 120 mil unique visitors e quase 3 milhões de pageviews em média por mês. 
A parceria do Natura Musical com a Rádio Eldorado começou com a divulgação dos artistas do Natura Musical no programa Vozes do Brasil e na programação da rádio, em 2010. “Para nós da Eldorado, é um grande desafio fazer uma rádio que sirva de porta-voz para um projeto tão relevante no cenário cultural do País, como o Natura Musical”, comenta Régis Salvarani, gerente artístico da emissora. 
A rádio Eldorado produz conteúdo qualificado no rádio paulistano há 55 anos e sua atuação está fortemente associada à música brasileira de qualidade. Assim como o programa Natura Musical, a Eldorado tem longa trajetória de conexão com música brasileira: produziu por nove anos o Premio Visa de Música Brasileira, que revelou grandes talentos como Yamandu Costa, Monica Salmaso, Hamilton de Holanda e André Mehmari. Além disso, realizou o projeto Grandes Encontros, reunindo dois nomes da música brasileira para shows gratuitos. Lançou diversos artistas como Céu, Mariana Aydar e Vanessa da Mata; e leva ao ar diariamente os programas Vozes do Brasil e Canta Brasil, totalmente dedicados à nossa música.
Acesse a rádio aqui.
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AESP comemora migração do AM para o FM

A diretoria da AESP esteve presente na manhã da última quinta-feira (7), durante cerimônia de assinatura pela Presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, do decreto que permite às emissoras de rádio que operam na faixa AM migrarem para a faixa FM.
Essa medida atende a demanda antiga do setor de rádio, principalmente de emissoras do interior, e vai permitir melhoria da qualidade do sinal dessas rádios.
Em discurso após a assinatura do decreto, a presidente Dilma Rousseff disse que a migração é importante para permitir também que as rádios hoje na faixa AM possam ser sintonizadas por aparelhos celulares e tablets - esses equipamentos só captam sinal de FM. "Ao cativar as novas gerações, esse fato [assinatura do decreto] ajudará a firmar o rádio como meio de comunicação que ultrapassa fronteiras etárias, geográficas e sociais", disse a presidente.
De acordo com o comunicado da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo “Esta é uma grande vitória da Radiodifusão Brasileira que teve o empenho da ABERT, ABRA e ABRATEL e o apoio incondicional da AESP. Este momento, é sem dúvida, o registro da união do setor, uma demonstração de que "Juntos somos mais Fortes"!”, comemora a entidade.
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Estadão anuncia plataforma "premium"

Divulgação
O Estadão lançou o Estadão Premium, a nova versão digital do jornal para tablet. A plataforma online para o impresso, apresenta novas possibilidades multimídia, além da busca de informações complementares e interatividade. 
Com o mesmo conteúdo do jornal diário, edição cuidadosa dos principais assuntos, credibilidade, opinião e análises, mas com algo a mais, o Estadão Premium traz vídeos, galerias de fotos, animações, interatividade e todos os recursos multimídias. O leitor poderá ampliar o tamanho da imagem, acessar imediatamente os assuntos chamados na capa, enviar em tempo real comentários para o Fórum de Leitores ou para determinado colunista, bem como ver, na hora, o desdobramento do assunto que acabou de ler. Além disso, o aplicativo disponibilizará as tradicionais palavras cruzadas do Estadão, com correção automática.
“Vamos aliar as qualidades do jornal impresso aos recursos multimídias, proporcionando ao leitor uma nova experiência. Além disso, esperamos, também, uma boa aceitação do mercado publicitário, pois será possível oferecer formatos interativos, ora enviando o usuário para o site do anunciante, ora permitindo alguma interatividade ou recursos diferenciados diretamente na tela do tablet”, explica Fabio Sales, diretor de arte do Grupo Estado.
“É a união da tradição do jornalismo do Estadão às possibilidades multimídia dos tablets. A informação chega ao leitor de maneira integrada, a qualquer hora e em qualquer lugar", afirma Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado. 
“Estamos na constante busca de novas soluções multiplataforma que aumentem o retorno de nossos clientes. O Estadão Premium amplia a cobertura para o anunciante do Estadão, além de permitir diversas formas de interação nos formatos publicitários. Tudo isso contribui para entregarmos melhores resultados e agregar valor a experiência do leitor”, explica Carolina Tuttoilmondo, gerente comercial do Grupo Estado.
Esta versão tem total interação com as plataformas mobile do jornal: Estadão Noite – edição vespertina com análises de especialistas sobre os principais acontecimentos do dia, no ar de segunda a sexta-feira, às 20h -, Estadão Light - versão diária, mais leve e resumida com as principais notícias do Estadão Premium – e Estadão Fotos - edição especial que mostra as melhores imagens do que aconteceu no mundo durante a semana, com circulação aos sábados.
Em 2010, o Estadão disponibilizou sua primeira versão para o iPad, juntamente com o lançamento do tablet, sendo o primeiro jornal brasileiro a disponibilizar sua edição no dispositivo. No mesmo ano, entrou no ar a segunda versão, com maior interatividade e um canal de conversa com os editores do jornal e do portal, além de permitir compartilhamento nas mídias sociais, como Twitter e Facebook, entre outras novidades. Em 2011, foi lançado o Estado Tablet, com novidades e oportunidades para o mercado anunciante, além, é claro, de inovações tecnológicas, conteúdo e diagramação exclusivos para o dispositivo.
O produto está disponível para os assinantes do jornal. O valor para assinar o Estadão Premium é de R$ 29,90. O APP é gratuito para baixar e suas versões avulsas custam US$ 1,99, na Apple Store ou Play Store.
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Resolução destina faixa de 700 MHz para o serviço de 4G

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A Anatel publicou nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 625/2013, que destina a faixa de 700 MHz para a banda larga móvel 4G. A utilização dessa frequência pelos serviços de telecomunicações de quarta geração, no entanto, só começará com a publicação do edital de licitação da faixa, previsto para 2014.
O novo uso dessa frequência vai ocorrer com a transição da TV analógica para a digital. Atualmente, no Brasil, a faixa de 700 MHz está ocupada pela televisão aberta, nos canais 52 a 69 em UHF. Com a digitalização, esses canais serão liberados para a prestação de serviços de telecomunicações.
De acordo com a resolução, a faixa de 698-806 MHz será destinada aos serviços de telefonia celular, internet e telefonia fixa. Além disso, será utilizada também para o Serviço Limitado Privado (SLP), em aplicações de segurança pública, defesa nacional e infraestrutura.
Para a nova destinação da faixa de 700 MHz, a resolução da Anatel prevê a continuidade da prestação dos serviços de radiodifusão e maior segurança ao processo. Para tanto, estabelece que a publicação do edital de licitação da frequência está condicionada a dois fatores: publicação de regulamento contra interferências entre os serviços de TV e telefonia, após o término dos testes realizados pela Anatel; conclusão do replanejamento de canais de radiodifusão, em virtude da nova destinação da faixa de 700 MHz.
O documento também aponta que o processo de regulamentação da faixa de 700 MHz no Brasil avança alinhando-se aos processos de harmonização internacional no âmbito da União internacional de Telecomunicações (UIT), o que permitirá ganhos de escala em equipamentos de rede e terminais para usuários de serviços de telecomunicações, e possibilitará redução de custos.
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Jornal sem imagens mostra relevância do fotojornalismo

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Não há como negar que em todo o mundo a mídia impressa passa por um momento realmente crítico. Depois de perder muito mercado nos últimos anos, inúmeras publicações enxugaram drasticamente as suas redações. Em tempos de fotos de “divulgação” via assessoria de imprensa, ou imagens amadoras, captadas por smartphones e outros aparelhos, muitas vezes pelos próprios repórteres, o verdadeiro fotojornalismo tem sucumbido a esse novo panorama da comunicação moderna. A lógica é objetiva: a economia em detrimento da qualidade. Mas quem paga a conta?
O jornal francês Libération resolveu realizar uma ação para mostrar a importância do fotojornalismo no contexto da comunicação. A publicação removeu todas as imagens de uma de suas edições impressas diárias. “Foi o nosso primeiro jornal a ser publicado sem uma única foto”, escreveu a jornalista Brigitte Ollier, em um artigo intitulado: "Libération mergulhou na escuridão". "Em seu lugar (das fotos): uma série de quadros vazios criou uma forma de silêncio e gerou incômodo", explicou Ollier. "É visível, tem informação faltando, como se tivéssemos nos tornado um jornal mudo, sem som e sem esta pequena música interna que acompanha a nossa visão", continuou.
A questão também coincide com os rumores desta semana, que dizem que o Libération espera ter uma perda anual entre  € 1 milhão e € 1.5 milhão neste ano, devido principalmente a uma queda acentuada nas vendas do jornal impresso. É uma situação que tem afligido inúmeros jornais ao redor do mundo, e atingido em cheio os fotógrafos. No início deste ano, o Chicago Sun-Times demitiu todo o seu pessoal de fotografia, por exemplo, optando por treinar seus repórteres para tirar fotos com iPhones. Reuters e o Atlanta Journal Constitution tem feito cortes similares .
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Com informações do The Verge

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Rádios poderão operar em AM e FM por cinco anos

 As emissoras de rádio que operam na frequência AM e quiserem migrar para FM poderão operar nas duas faixas por até cinco anos. Além disso, as quase 2 mil emissoras AM terão um ano para decidir se mudam de frequência. Na semana passada, a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que permite essa migração.
No programa Café com a Presidenta, veiculado hoje (11) pelaRádio Nacional, Dilma Rousseff disse que “só devem continuar como [emissoras] AM aquelas rádios que têm alcance maior, chegando a pegar, às vezes, todo o estado”.
A presidenta observou, ainda, que a migração das rádios para a faixa de frequência AM é um "salto tecnológico" e que, ao migrar para a banda FM, as rádios AM terão a vantagem de poder transmitir sua programação por meio de celulares e tablets, “o que vai ajudá-las também a conquistar as novas gerações”.
Além disso, Dilma lembrou que a mudança de faixa poderá significar "a sobrevivência dessas pequenas rádios que estão em todo o nosso país" já que várias delas sofrem interferências com o funcionamento de aparelhos celulares, eletrodomésticos e carros. Agora, segundo a presidenta, está colocado o desafio, para o governo, de criar condições para a transição.
O decreto que autorização a migração das rádios AM para a faixa FM foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff na última quinta-feira (7), Dia do Radialista. A medida atende a um pleito do setor, preocupado com o aumento dos níveis de interferência na faixa AM. No discurso de assinatura da medida, Dilma disse que as rádios AM são um patrimônio do país e que o Estado deve dar as condições para que elas continuem prestando serviços e se adaptando.
A presidenta também relembrou programas da Rádio Nacional que ouvia na infância, de vozes e artistas que fizeram sucesso no veículo de comunicação. Ela citou ainda o programa Café com a Presidenta, que, a seu ver, a permite chegar mais perto da população, como se estivesse em uma conversa com as pessoas.
Em sua conta no Twitter, na semana passada, Dilma destacou que a migração das rádios AM para FM significará mais qualidade de transmissão com menos ruídos e interferências, permitindo às emissoras de rádio ampliar a audiência. “Sou fã de rádio. Cresci ouvindo radionovelas e por muito tempo testemunhei como o rádio foi o eixo da integração da cultura e da identidade nacional.”
No programa Café com a Presidenta desta segunda, Dilma recordou que, quando morou em Belo Horizonte, sua mãe e sua tia ouviam radionovelas transmitidas pela Rádio Nacional, como O Direito de Nascer. “ Eu gostava muito de escutar Jerônimo, o Herói do Sertão, e acompanhava as aventuras deste primeiro herói brasileiro do rádio. Outro programa do qual me lembro é o Repórter Esso, que dava as notícias do que estava acontecendo no Brasil e no mundo, e que meu pai gostava de ouvir todos os dias”, acrescentou.
 Agência Brasil

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

TV Gazeta celebra os 10 anos do Troféu Mesa Redonda

Para comemorar a décima edição do Troféu Mesa Redonda, a partir do dia 04 de novembro, a TV Gazeta exibe durante os intervalos da programação uma série de vinhetas com a participação de vencedores das edições anteriores.
Nomes consagrados como Muricy Ramalho, Tite, Júlio César, Emerson Leão e muitos outros falam sobre a importância do Troféu no futebol brasileiro e em suas carreiras.
As vinhetas comemorativas do Troféu Mesa Redonda serão veiculadas todos os dias ao longo da programação da TV Gazeta.
O evento tem como objetivo premiar aqueles que se destacam ao longo do Campeonato Brasileiro. Isso sem deixar de lado atletas de outras modalidades que conseguiram grandes feitos durante o ano.
A festa de premiação vai ao ar no mês de dezembro. Para votar nos atletas basta acessar o site: trofeumesaredonda.com.br.
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SBT celebra 32 anos com exposição no Centro Empresarial São Paulo


Depois de passar por São Paulo, São Bernardo do Campo, Santos, São José dos Campos e Campinas, a exposição do SBT, que reúne um acervo inédito com o melhor do arquivo de fotos, objetos de cena, figurinos originais e nove sets que remetem aos cenários de maiores sucessos da historia da emissora, chega ao Centro Empresarial São Paulo.
Com 32 anos de existência, a emissora promove a mostra “SBT Compartilhe” – 32 anos – no Centro Empresarial São Paulo, de 06 a 29 de novembro. O objetivo é celebrar  os melhores momentos da trajetória de 32 anos de uma das maiores emissoras de televisão do país, por onde passaram e se encontram grandes ícones da TV brasileira.
Organizada pelo SBT, a exposição cenográfica é dividida em nove ambientes: Dramaturgia, Jornalismo, Programas de auditório, Shows, Humor, Realities, Infantis e Institucional. Os espaços apresentam a trajetória da emissora paulista fundada em 1981 por meio de programas de TV  documentos, objetos, cenários e fotografias. Neste ano, a novidade serão o elevador da Menina Fantasma (do quadro de Pegadinhas do Programa Silvio Santos), parte do cenário das novelas Carrossel e Chiquititas, o banco de A Praça é Nossa, figurinos originais e totens com alguns apresentadores para o público tirar fotos.
A curadoria da exposição é de Levy Fioriti, pesquisador que estuda a história de Silvio Santos e a trajetória da emissora há mais de dez anos.
SERVIÇO:
Organização: Sistema Brasileiro de Televisão – SBT
EXPOSIÇÃO SBT Compartilhe – 32 anos
Abertura da mostra: 06 de novembro às 9h
Local: Centro Empresarial São Paulo – Praça Central
Endereço: Av. Maria Coelho Aguiar 215 – Bloco G - Jardim São Luiz
Visitação: de 06 a 29 de novembro – segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Acesso com veículo: entrada pela portaria da Av: Maria Coelho Aguiar
Acesso a pé: Portaria de pedestres da Av: Maria Coelho Aguiar
Entrada gratuita
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Rádio Cidade pode voltar ao dial no Rio de Janeiro

A Rádio Cidade, também conhecida como “Rádio Rock” do Rio de Janeiro, pode voltar ao dial 102,9 dos cariocas em breve. A possibilidade ganhou ainda mais força com o encerramento das atividades da Jovem Pan Rio e com a comoção popular manifestada através de movimentos na web.
Em 2006 o espaço foi arrendado para a operadora de telefonia Oi, que passou a tocar música pop. Entretanto, após alguns contratempos estratégicos a empresa resolveu retirar o seu time de campo. Um novo arrendamento foi realizado no final de 2012, desta vez pela Jovem Pan, que voltava ao dial carioca pela terceira vez. Mas, no último dia 30 de outubro, com dificuldades para manter a operação, a JP também resolveu descontinuar a sua programação.
O espaço está aberto e há uma boa possibilidade para a volta da Rádio Cidade, que desde 2006 mantém a sua caminhada na web, onde hoje possuí sete canais diferentes, um para cada gênero do rock: SetentonaOitentonaNoventonaCidade Classic Rock,Cidade Rock BrasilCidade Drop Rock e Cidade Web Metal.
“Muito interessante esse movimento para a volta da Rádio Cidade. Estamos buscando parceiros para tornar esse sonho realidade. O momento é de grandes oportunidades para o rádio e também para as marcas no Rio de Janeiro, praça que será palco de diversos eventos importantes nos próximos 3 anos, como Copa do Mundo (2014), Rock In Rio – 30 anos (2015) e Olimpiadas (2016)”, explicou ao Adnews o representante do grupo JB, José Diogo de Almeida, que está tentando viabilizar o negócio.
A movimentação do público é parecida com a que fez com que a 89 FM (Rádio Rock) de São Paulo voltasse ao dial. A causa ganhou até o apoio de músicos famosos, como o vocalista Tico Santa Cruz, da Banda Detonautas, Jimmy, da banda Matanza e até da cantora Pitty.
É importante ressaltar que a volta da Rádio Cidade depende de uma marca parceira/ anunciante para incentivar financeiramente o projeto e garantir o início das operações, assim como aconteceu com 89 FM e a UOL em São Paulo. Se “a voz do povo é a voz de Deus” como diz o antigo ditado, as chances são grandes.
Por Renato Rogenski 

Jovem Pan investiu R$ 500 mil em nova rádio nacional de notícias, diz Tutinha Amaral

Após a Jovem Pan anunciar o projeto de uma rádio nacional de notícias 24h, chamada Jovem Pan News, 25 emissoras do Brasil se interessaram em colocá-lo no ar. À IMPRENSA, Tutinha Amaral, presidente do veículo, revelou que a versão beta na internet já está no ar e que a ideia de lançar a nova ação pode ter prazo antecipado.

Crédito:Divulgação
Presidente da Jovem Pan aposta em rádio nacional all news
“Montamos novos estúdios, investimos por volta de R$ 500 mil com profissionais, instalações, locutores e vinhetas”, explica ele, que deseja “uma cara mais jovem” para a nova rádio.
Amaral acrescenta que alguns diferenciais serão os consultores ou colunistas presentes, como César Giobi, Daniel Castro, Caio Blinder, Leo Fraiman e mais 40 profissionais especializados em diferentes assuntos. Ele espera desenvolver a nova rádio ao longo de 2014, com programas diferenciados, ideias e apresentadores de renome.
O presidente da emissora diz que as rádios de Brasília (DF) e São José do Rio Preto (SP) são de propriedade da Jovem Pan, por isso estão servindo também para testes do projeto, que deve se consolidar ao longo do próximo ano. 
 
Nacionalizando o noticiário
Amaral lembra que a empresa possui duas emissoras, AM para jornalismo e esporte, com 90 transmissoras; e FM para música e entretenimento, com 56 transmissoras.
No entanto, “nosso AM é muito local, o que nos atrapalha porque nossa rede é nacional. Daí surgiu a ideia de uma nova emissora totalmente nacional, que seria a JPNEWS”. Quanto a dar um destaque especial ao esporte no noticiário da nova emissora, ele explica que trata-se de um dos assuntos “que mais importam para o povo brasileiro”.
Tutinha também considera que as emissoras de sua rede AM migrarão para a frequência FM, após o decreto assinado pela presidente Dilma Roussef, na última quinta-feira (7/11). Isso “vai garantir maior qualidade aos ouvintes”, conclui. 

Dilma assina decreto autorizando migração de rádios AM para FM

No Dia do Radialista, a presidenta Dilma Rousseff assinou dia (7), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que permite a migração das rádios AM para a faixa FM. O decreto atende a um pleito do setor, preocupado com o aumento dos níveis de interferência. No discurso, Dilma disse que as rádios AM são um patrimônio do país e que o Estado deve dar as condições para que elas continuem prestando serviços e se adaptando.
A presidenta também relembrou programas da Rádio Nacionalque ouvia na infância, de vozes e artistas que fizeram sucesso no veículo de comunicação. Segundo ela, seu programa semanal no rádio, o Café com a Presidenta, propicia chegar mais perto da população, como uma conversa.
Antes da cerimônia, na conta no Twitter, Dilma escreveu que a migração das rádios AM para FM significará mais qualidade de transmissão com menos ruídos e interferências, permitindo às emissoras de rádio ampliar a audiência. “Sou fã de rádio. Cresci ouvindo radionovelas e por muito tempo testemunhei como o rádio foi o eixo da integração da cultura e da identidade nacional.”
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) estima que 90% das 1.784 emissoras AM passem a operar na faixa FM. “Nessa frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e alcance por meio de telefones celulares”, informou a associação. Segundo o presidente da Abert, Daniel Slavieiro, “a assinatura do decreto é o fato mais relevante para o rádio AM nos últimos 50 anos”. Segundo ele, o custo da migração para as rádios, na compra de equipamentos, será de aproximadamente R$ 100 milhões
Slavieiro explicou por que migrar para a faixa FM em vez de partir direto para a rádio digital. “Por muito tempo acreditamos que a solução seria a digitalização, mas os testes demonstraram que as dificuldades no AM digital são similares às no analógico”, disse, acrescentando ainda a importância da presença nos dispositivos móveis, cada vez mais populares entre a população. “Somente transmitindo na faixa de FM que seremos sintonizados pelos mais de 160 milhões de aparelhos celulares que têm rádio, sem custo algum para o usuário. Essa é a importância da medida.”
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que os interessados na migração poderão protocolar requerimento no ministério a partir de 1º de janeiro de 2014. Quem quiser se manter na AM poderá manifestar interesse em ampliar a cobertura nessa faixa. “Para a migração, a Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] fará estudos de viabilidade técnica com vistas a verificar se a inclusão de um novo canal é possível”, explicou o ministro.
Segundo Bernardo, durante um certo tempo será permitido que as rádios transmitam em AM e FM, para que haja a migração da audiência “sem sobressaltos”. “Na hipótese de não haver canal de rádio FM disponível na localidade, serão usadas as frequências ocupadas atualmente pelos canais 5 e 6 de televisão, após finalizado o processo de digitalização da televisão”, disse.
Agência Brasil