segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Com moderno parque gráfico, ‘Vale’ lança sua edição full color


Nova impressão do
Nova impressão do 'Vale'. Foto: Rogério Marques

Investimento amplia a qualidade jornalística e abre mais possibilidades para anunciantes em veículo líder de audiência
Xandu Alves
São José dos Campos

Todas as cores do mundo para contar a vida como ela é e a realidade como é vista em toda a região.

O VALE inaugura hoje uma nova etapa na sua história de inovação e busca de qualidade editorial e gráfica, que começou em 4 de abril de 2010, data da fundação.
Todas as páginas do jornal passam a ser impressas em cor, sem imagens ou anúncios em preto e branco.
Para tanto, a empresa que edita O VALE e o jornal Gazeta de Taubaté instalou um novo Centro Tecnológico Gráfico em Taubaté, no bairro Independência, às margens da via Dutra.
Uma máquina importada da fabricante indiana Manugraph, com tecnologia alemã, permitiu a adoção de cor total em todas as edições do veículo (leia texto nesta página), que é líder de audiência em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Revolução digital. “Investir em um novo parque gráfico vai nos permitir levar em cores a milhares de leitores não só a melhor cobertura jornalística regional como também o talento e criatividade do nosso mercado publicitário”, afirmou Fernando Salerno, diretor responsável por O VALE.
Dessa forma, completou o executivo, o jornal estará reequilibrando o “jogo de forças com as demais plataformas de informação, ampliando o nosso alcance e a nossa responsabilidade”.
Além do jornal impresso, O VALE mantém um portal de notícias na internet (www.ovale.com.br), distribui informação via dispositivos móveis, como celulares e tablets, e interage com os leitores pelas redes sociais.
Tudo isso foi levado em conta na opção de adotar cor total nas edições do jornal, tornando o veículo mais atraente e agradável a leitores e anunciantes.
Na era de revolução digital, segundo Salerno, o meio jornal vive um momento de profunda transformação, análise e reflexão sobre o seu papel na construção dessa nova sociedade, mais livre, crítica e democrática.
“A necessidade de fortalecer as nossas operações tem como objetivo estreitar nossa relação com o leitor e o mercado anunciante”, afirmou o diretor de O VALE.

Mercado. Na avaliação da diretora de Publicidade Regional de O VALE, Marcella Cotes, as edições full color abrem possibilidades múltiplas para o jornal, as quais incrementarão o relacionamento do veículos com seu público e com o mercado anunciante.
“A cor total vai nos permitir apostar em ações diferenciadas, como campanhas e eventos, mas também em formatos diferentes de difusão de conteúdo e de anúncios.”

Inovação. Segundo o editor-chefe de O VALE, Hélcio Costa, a edição de cor total faz parte da decisão do jornal de investir em inovação, ação que faz parte do DNA do veículo.
Isso ocorreu no surgimento da edição impressa e online de O VALE, em abril de 2010, e segue como tendência para a manutenção da liderança no mercado editorial regional.
“A cor total é um atrativo para o leitor e oferece ao mercado a possibilidade de expor suas ideias, ofertas e qualidades”, ressaltou Costa. “O VALE é um jornal de vanguarda. Informação de qualidade é o nosso negócio”, afirmou.
Moderna, impressora pesa 120 toneladas
São José dos Campos

Para se tornar full color (cor total), o jornal O VALE instalou em Taubaté, no bairro Independência, o seu novo Centro Tecnológico Gráfico.
Nele, em um galpão de 1.000 metros quadrados, foi instalada a impressora Hiline da fabricante indiana Manugraph, que tem 41 anos de mercado.
Trata-se de um dos modelos mais avançados da empresa, que usa tecnologia alemã e é capaz de imprimir, por hora, 45 mil exemplares de jornal no formato standard (54,6 cm de altura). São 6,8 metros de papel impressos por segundo.
A máquina pesa 120 toneladas e tem 27 metros de largura e 10 metros de altura, com três torres de impressão e uma dobradeira.
Segundo o gerente industrial de O VALE, Marcos Verde, a máquina pode receber as páginas do jornal pela internet e fazer uma leitura delas, preparando um pré-ajuste das cores que serão impressas em cada uma. Além disso, a impressora é capaz de fazer dois cadernos ao mesmo tempo.
“Isso dá rapidez na impressão e vai refletir num melhor serviço de distribuição. O jornal poderá chegar mais cedo à casa dos leitores”, disse ele.
Arte full color

Xandu Alves
São José dos Campos 

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