quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Mundo celebra o poder do rádio


A Rádio ONU celebra os 67 anos da sua fundação relembrando vozes que passaram pelos seus microfones.
As memórias e momentos incluem a luta pela autodeterminação em África, quando Nelson Mandela agradeceu ao mundo, Dilma Rousseff em primeira aparição na ONU e a nomeação de Pelé para Embaixador da Boa Vontade da organização.
Rádio da ONU

O Dia Mundial do Rádio é celebrado neste 13 de Fevereiro. O objetivo é refletir sobre o poder do veículo de comunicação, numa era marcada pelo pulsar de novas tecnologias.
A celebração coincide com os 67 anos da criação da Rádio ONU. A emissora criou uma página na Internet, lança uma série de selos comemorativos e leva os ouvintes a recordar a passagem de várias vozes.
Independências
Em 1960, quando 17 países africanos declararam as suas independências, os microfones da Rádio ONU refletiram o desejo de dezenas de nações assumirem os próprios destinos, manifestado num debate da Assembleia Geral.
Entre os líderes que discursaram, o destaque foi para o antigo presidente cubano, Fidel Castro, que falou por mais de quatro horas.
Quatro horas
Chefes de Estado de países africanos que já tinham conquistado a independência, também marcaram o seu posicionamento, como o presidente do Gana, Kwame Nkrumah. E o líder da antiga União Soviética, Nikita Khrushchev.
Fim do Apartheid
Programas especiais de rádio destacaram a posição da ONU sobre o sistema racista do apartheid na África do Sul. A questão ocupou a agenda das Nações Unidas, por vários anos, e levou à formação de uma comissão.
Após ter sido libertado, Nelson Mandela agradeceu à comunidade
Nelson Mandela
internacional por ajudar a acabar com o apartheid na África do Sul.
O líder sul-africano também perguntou por que o mundo levou tanto tempo para acabar com o tipo de segregação.
Nomeação de Pelé
Do Brasil, o jogador de futebol Edson Arantes de Nascimento, conhecido como o rei Pelé, teve os microfones da emissora a anunciar sua a nomeação como embaixador da Boa Vontade da Ecologia e Meio Ambiente.
O título foi concedido nas vésperas da Cimeira do Clima do Rio de Janeiro, conhecida como ECO 92, realizada há mais de 20 anos.
Neste clássico, Pelé diz que todos deviam juntar-se para refletir em torno da importância de deixar um legado para gerações do futuro.
Primeira Mulher
Presidente brasileira foi primeira mulher a abrir o mais alto encontro entre chefes de Estado e governo Foto: ONU  


Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.
Em 2011, os ouvintes do globo acompanharam a presidente brasileira, Dilma Rousseff, quando revelou à Rádio ONU, em Nova Iorque, o sentimento após ter sido a primeira mulher a abrir a plenária da Assembleia Geral.
Além de vozes de personalidades, de profissionais de rádio, de reportagens, de textos e outras informações, decorre uma série de eventos para marcar o Dia Mundial do Rádio em cidades como Londres, Nairobi e Madri.
Transmitindo em oito idiomas, a Rádio ONU leva informação, educação e entretenimento ao planeta através de parceiros, da internet e dos novos media.

Nenhum comentário:

Postar um comentário