quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Clássicos da Rádio ONU: Pelé vira embaixador da Boa Vontade


Em 1992, o jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi escolhido pela ONU como embaixador da Boa Vontade; acompanhe entrevista dele em inglês.
Pelé e Maurice Strong Foto: ONU/Milton Grant

Há mais de 20 anos, a ONU escolheu Pelé para um de seus embaixadores da Boa Vontade. O anúncio foi feito pelo secretário-geral para a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também chamada de ECO 92, Maurice Strong.
Strong disse, na época, que Pelé foi escolhido pelas suas qualidades e pelo seu compromisso com o povo e o planeta, o que faz dele "um cidadão da Terra".
Escolha
Na cerimônia, Pelé afirmou que essa era uma nova etapa em sua vida e um momento de muita responsabilidade.
Falando em inglês, o jogador explicou que tudo e todos passam na vida, e que o período de cada um na Terra é curto. Segundo ele, todos devem deixar algo para as próximas gerações.
O jogador acha que esse é o momento de tentar fazer alguma coisa e por isso aceitou participar e trabalhar pela causa do meio ambiente.
Inspiração
Ao comentar a escolha do brasileiro, Strong afirmou que Pelé é um homem universal. Segundo o representante da ONU, não há ninguém que possa inspirar mais alegria e mais confiança do que o jogador.
Strong afirmou que Edson Arantes do Nascimento não é apenas o melhor jogador do mundo, o que já representa um grande respeito, mas sua qualidades como ser humano, seu compromisso com o povo e o planeta fazem dele um verdadeiro "cidadão da Terra".   

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário