Jornais populares chegam às bancas do Vale em novembro
Parceria entre J. Hawilla e Fernando Salerno garante o lançamento do Bom Dia São José dos Campos e do Bom Dia Taubaté
A democracia vai pulsar nas páginas de dois novos jornais na região.
Ela é o alicerce da parceria entre os empresários Fernando Salerno, diretor responsável pelo jornal O VALE, e J. Hawilla, presidente do Grupo Traffic, para lançar os jornais Bom Dia São José dos Campos e Bom Dia Taubaté. Eles chegam às bancas em novembro.
Os títulos nascem para democratizar o acesso à informação. O foco se concentra na chamada nova classe média, segmento que mais ascende economicamente no Brasil.
As publicações integrarão a Rede Bom Dia, com 10 títulos em cidades do interior de São Paulo, além de proprietária do Diário de São Paulo, na capital. São José e Taubaté vão se unir a cidades como Bauru, Catanduva, Jundiaí, Rio Preto, Sorocaba e à região do ABCD.
O Bom Dia São José e o Bom Dia Taubaté serão publicados sob o regime de licenciamento de marca. A gestão e o controle editorial e comercial dos novos títulos serão de Salerno.
Eles são jornais que nascem com alma popular, vibrantes e com tempero especial, cujas metas são revelar, explicar e esclarecer assuntos que afetem a coletividade. Além de informar, os veículos surgem para ajudar na solução dos problemas, tomando partido da sociedade, sem pender ao sensacionalismo ou à vulgaridade.
"O objetivo é cristalizar o espírito do povo", resume Salerno. "Traduzir as suas preocupações e aspirações e quebrar barreiras de acesso à informação."
Segundo o empresário, tratar a notícia com paixão dará aos veículos força para enfrentar as batalhas diárias contra as injustiças. Esse tipo de luta, diz Salerno, é o sangue que corre nas veias da imprensa popular.
Segundo a ANJ (Associação Nacional de Jornais), a circulação de periódicos cresceu no Brasil na última década devido, principalmente, ao lançamento de jornais populares. Entre os jornais mais lidos do país figuram títulos populares como Super Notícia, de Belo Horizonte, Diário Gaúcho, de Porto Alegre, e Expresso Popular, da Baixada Santista.
"A tendência dos populares é de sucesso comercial e editorial", diz Artur Araújo, jornalista e professor de Comunicação da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas.
Salerno explica que os novos jornais priorizarão a prática de um jornalismo claro, objetivo, com autoridade e opinião, investindo em reportagens diretas e lineares. Sem rodeios. "Vamos além das notícias, ajudando a esclarecer a opinião pública."
Hélcio Costa, editor-chefe de O VALE e coordenador do projeto de implantação dos novos produtos, afirma que o jornalismo popular a ser praticado pelos diários não se confunde com baixa qualidade. O conceito é exatamente o contrário: usar da qualidade editorial para tornar os jornais acessíveis a qualquer cidadão.
"O objetivo é fazer um jornal atraente, instigante e fácil de ler", afirma Hélcio Costa, ressaltando que os veículos se sustentarão em quatro pilares editoriais: cidades, esportes, entretenimento e serviços.
O projeto gráfico será outra atração. A concepção é assinada pelo premiado estúdio Innovation, um dos três mais importantes do mundo em desenho de jornais. Entre seus clientes, estão periódicos como o americano USA Today, o francês Libération e o inglês The Observer, além do diário brasileiro Correio, da Bahia.
Estrutura. Os novos títulos circularão em São José dos Campos e Taubaté. O contrato de licenciamento da marca é mais amplo: abrange o Vale, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região de Bragança Paulista, totalizando 54 cidades. O Bom Dia São José e o Bom Dia Taubaté terão 24 páginas e estarão nas bancas de segunda a segunda.
Os jornais serão produzidos por uma equipe chefiada pela jornalista Tânia Campelo, que deixa a Editoria de Internet de O VALE."Nosso desafio é fazer um jornal cada vez mais útil aos leitores."
Fonte : http://ovale.com.br/ REGIÃO
Setembro 26, 2010 - 06:02 Xandu AlvesSão José dos Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário