segunda-feira, 30 de novembro de 2009

JORNALISMO ESPORTIVO


Jornalismo esportivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





















Jornalismo Esportivo (Jornalismo Desportivo, em Portugal) é a especialização da profissão jornalística nos fatos relacionados aos esportes (desporto, em Portugal), ginástica, jogos, hobbies e outras atividades de exercício físico.

O Jornalismo Esportivo é uma especialização que lida com alto grau de risco de parcialidade, pois tanto jornalistas quanto leitores têm preferências por determinados times ou atletas. Por isso, o profissional da área deve tomar cuidado com a paixão ou repúdio que seu texto pode facilmente provocar no público (e em colegas).

Índice

Temas

As pautas do Jornalismo Esportivo incluem a cobertura de eventos (Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, campeonatos, competições, treinos, contratações de jogadores e técnicos), as instituições que geram produtos e fatos (comitês olímpicos, federações esportivas, clubes, torcidas), as políticas públicas para a área (Ministério do Esporte, secretarias do Esporte, construções de estádios, quadras e áreas de lazer) e o dia-a-dia do setor.

No Brasil, o esporte que domina a esmagadora maioria das pautas em Jornalismo Esportivo é o futebol, . Em diversos jornais e revistas não-especializados em Esporte, há uma divisão entre o futebol e os demais esportes, agrupados todos sob a denominação genérica de "esportes amadores" (embora grande parte deles seja já profissionalizada).

Fontes

Como na maior parte das especializações jornalísticas, as fontes de Esporte são divididas entre protagonistas (atletas, dirigentes de clubes e de entidades esportivas), autoridades (ministro, secretários, diretores de órgãos públicos), especialistas (médicos, fisioterapeutas, pesquisadores em esporte, profissionais de educação física) e usuários (torcedores).

Crônica esportiva

Uma função específica do Jornalismo Esportivo é o Cronista Esportivo, um jornalista especializado em narrar momentos e lances de um jogo ou competição sob a forma de crônica, um texto mais leve e literário.

O principal cronista esportivo da história brasileira foi Nelson Rodrigues.

O maior cronista desportivo da história em Portugal é António Ribeiro Cristóvão.

Grandes coberturas

No Jornalismo Esportivo, pelo menos duas grandes coberturas de nível mundial se alternam a cada quatro anos: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. A primeira é o maior evento de futebol do planeta, sediado em um país de cada vez, e acontece nos anos pares com final não-divisível por 4 (90, 94, 98...). Já as olimpíadas ocorrem nos anos terminados em múltiplos de 4 (88, 92, 96...), sediadas em uma única cidade. Durante estes eventos, a imprensa de inúmeros países do mundo envia repórteres e correspondentes para cobrir o desempenho de seus atletas e dos adversários. No entanto, a concentração de jornalistas esportivos numa olimpíada é muito maior do que numa Copa do Mundo, já que os profissionais estão em uma só cidade e há muito mais países participantes. Por isso, as coberturas de Jogos Olímpicos exigem grande estrutura e recursos, tanto para a cidade-sede das competições quanto para as empresas jornalísticas.

Jornalismo Esportivo no Brasil

No Brasil, a esmagadora maioria do espaço no Jornalismo Esportivo é preenchida por matérias sobre futebol, o esporte mais popular no país. O restante é dedicado aos chamados Esportes Amadores, ainda que constem entre eles o vôlei, o futsal e o basquete, que já são bastante profissionalizados.

Alguns dos maiores expoentes profissionais brasileiros em Jornalismo Esportivo (entre jornalistas, colunistas , locutores e pesquisdores) são: Juca Kfouri, Fernando Calazans, Jorge Guimarães, Pedro Ernesto Dernadin, Orlando Duarte, Nando Gross, Lucas Pereira, Fabiano Baldasso, professor Ruy Carlos Ostermann, Lauro Quadros, David Coimbra, Antônio Maria, Antero Greco e Alberto Helena Júnior (impresso); José Carlos Araújo, Eraldo Leite, Osmar Santos, Oduvaldo Cozzi, Orlando Baptista, Luciano Andrade, Luis Mendes, Luiz Penido e Washington Rodrigues (rádio); Luciano do Valle, Fernando Vanucci, George Guilherme, Léo Batista, José Italiano, Jorge Kajuru, José Trajano, João Pedro Paes Leme, Mylena Ciribelli, Marcos Uchôa, Milton Neves, Mauro Cezar Pereira, Sergio Mauricio, Régis Rösing, João Guilherme, Tino Marcos, Mario Filho Tadeu Schmidt, Leroy Ackermann, Fernando Kallás, Luís Nachbin, Paulo Vinícius Coelho, Paulo Calçade, Betho Lima (direção de programas), Patrícia Rangel (pesquisadora).

Entre os já falecidos, houve João Saldanha, Pedro Carneiro Pereira, Cândido Norberto, Fiori Gigliotti e Mário Filho.

Os principais veículos (jornais e revistas) dedicados ao tema são os jornais Lance! e Jornal dos Sports, além das revistas Placar e Trivela. A TV Bandeirantes foi, nas décadas de 1980 e 1990, especializada em esportes, utilizando o slogan "o canal do esporte". Na TV por assinatura, existem ainda o Sportv (canal Globosat), a ESPN e a ESPN Brasil, além do Bandsports (do grupo Bandeirantes).

O Jornalismo Esportivo no Brasil ainda é uma especialização exercida principalmente por homens, mas o número de mulheres vem crescendo. Nomes como Paula Sack, Cristina Lyra, Mylena Ciribelli, Milly Lacombe , Renata Cordeiro, Débora de Oliveira, Eduarda Streb, Viviane Ribeiro, Renata Fan e Soninha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário