Streaming
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Streaming (fluxo, ou fluxo de média (português europeu) ou fluxo de mídia (português brasileiro)) é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. Ela é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet. Em streaming, as informações da mídia não são usualmente arquivadas pelo usuário que está recebendo a stream (a não ser a arquivação temporária no cache do sistema ou que o usuário ativamente faça a gravação dos dados) - a mídia geralmente é constantemente reproduzida à medida que chega ao usuário se a sua banda for suficiente para reproduzir a mídia em tempo real (ver underflow). Isso permite que um usuário reproduza mídia protegida por direitos autorais na Internet sem a violação dos direitos, similar ao rádio ou televisão aberta.
A informação pode ser transmitida em diversas arquiteturas, como na forma Multicast IP ou Broadcast.
Índice |
Streaming Media
Atualmente, com o advento de tecnologias como o ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), a Internet via Cabo, rádio, WiMAX e fibra ótica, permitem novos negócios na Internet, como por exemplo, o vídeo sob demanda (video on demand). Também já é possível assistir a vídeos em streaming via telefone celular ou na tela de seu computador. É uma tecnologia que tem possibilitado a muitas pessoas em todo o mundo terem acesso a conteúdo através da internet. Por exemplo, se estamos no Brasil, podemos assistir e escutar Tvs e Rádios em outros países sem necessidade de sair do local, somente através de um computador ligado à internet.
Tecnologia
Arquitetura
A distribuição de dados pode ser feita em diferentes formas, seguindo a estrutura:
- Protocolos: Como os dados serão transmitidos e sua estrutura de distribuição;
- Formatos de arquivos: O formato da mídia a ser distribuída.
Streaming só é possivel graças às diferentes peças de software que se comunicam em diversos níveis.
- Player: O software que permite que os usuários reproduzam os arquivos multimídia;
- Servidores: O distrubuidor e seu software que distribuem os conteúdos para os usuários, utilizando um protocolo definido.
Os protocolos Internet empregados na distribuição de arquivos de streaming - o UDP e RTSP - realizam a distribuição entre um servidor de streaming e um player com muito mais qualidade . Esta qualidade é alcançada graças a arquitetura que prioriza a distribuição em fluxos contínuos. Quando TCP e HTTP são usados e encontram uma falha em entregar um pacote de dados, eles tentam repetidamente enviar aquele pacote de dados até que este seja entregue com sucesso. UDP continua a enviar os dados mesmo se ocorrer perda dos mesmos, o que permite uma experiencia em tempo real, que é uma das principais características do Streaming.
Protocolos
Formatos de Arquivos
Formatos de Descrição
- SDP - Session Description Protocol
- (SDP) (Protocolo de Descrição de Sessão).
- SMIL - Synchronized Multimedia Integration Language
- (SMIL) - (Linguaguem de Integração Sincronizada de Multimídia) é uma aplicação simples para a criação e apresentação de "rich media" ou "multimedia" (áudio/video). Saiba mais sobre este padrão XML usado frequentemente para recursos de animação em outras linguagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário