segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Rádio digital


Rádio digital

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Rádio digital é a tecnologia de rádio que utiliza sinais digitais para transmissão da informação através do método de modulação digital. As principais vantagens do rádio digital estão na melhoria da qualidade do som (rádio AM com qualidade de FM e rádio FM com qualidade de CD) e em mais opções para o ouvinte, como letreiros digitais com informações adicionais como notícias e previsão do tempo.

A digitalização do rádio e a parceria com novas mídias oferecem também uso mais eficiente do espectro, interatividade, menor consumo de energia elétrica, possibilidades de novos modelos de negócios e maior participação no mercado publicitário.

Índice

Padrões de Rádio Digital

Em vários países, os padrões estão sendo estudados, testados e comparados, não havendo um padrão único, como ocorre no caso do rádio analógico. Os critérios para escolha do padrão digital incluem as características do mercado de cada pais (consumidores, emissoras e fabricantes), qualidade técnica das transmissões (robustez, interferências e qualidade do áudio), condições de propagação em solo brasileiro (extensão da área de cobertura), ocupação do espectro e compatibilidade dos sinais digitais e analógicos.

Padrão americano

IBOC (In-Band In-Channel). O IBOC (também conhecido comercialmente como "HD Radio") é um padrão proprietário da empresa iBiquity. O padrão IBOC híbrido transmite o sinal digital de áudio juntamente com o sinal analógico existente das rádios AM e FM.

Padrões europeus

DAB (Digital Audio Broadcasting, também conhecido como Eureka 147), DAB+ e DRM (Digital Radio Mondiale).

Padrão japonês

ISDB-TSB (Integrated Services Digital Broadcasting, Terrestrial, Segmented Band)

Outros padrões

Rádio via satélite por assinatura (Ex: Sirius, XM e World Space), Rádio via Internet.

Rádio Digital no Brasil

O Ministério das Comunicações está testando e avaliando sistemas de rádio digital e abriu chamada pública para envio das avaliações dos sistemas atualmente existentes.

Testes com os sistemas americano e europeu irão definir a melhor proposta em conformidade com a realidade brasileira.

Rádio Digital em Portugal

Os projectos para a emissão digital através do sistema DAB iniciaram-se em Portugal, no final dos anos oitenta, e a partir de 1992 estabeleceram-se as bases para a implementação de um sistema de recepção com qualidade de som equivalente à do CD áudio. Em 1998, a RDP iniciava as transmissões em DAB por ocasião da abertura da Expo 98,com três emissores em Lisboa, Arrábida e Serra de Montejunto, constituindo uma pequena rede de frequência única e um outro emissor no Monte da Virgem,em Vila Nova de Gaia, junto à cidade do Porto.

Aquilo que a RDP planeava fazer, em termos de cobertura digital, prolonga-se até 2006, com a cobertura dos Açores o que, a acontecer, faria com que Portugal fosse o primeiro país da Europa a ter uma cobertura integral de DAB.

Para além dos emissores digitais, a RDP teve de instalar uma rede de feixes hertzianos de transporte de sinal. É uma rede que teve sobretudo em linha de vista a distribuição do sinal DAB e que custou 4 milhões de Euros. O investimento total do projecto cifrou-se em cerca de 11 milhões e 500 mil Euros inteiramente financiado pelos próprios meios da RDP, sendo cerca de 8,5 milhões de Euros para o continente, 1 milhão de Euros para a Madeira e 2 milhões para os Açores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário