sábado, 22 de agosto de 2009

Quem Inventou o Radio


QUEM INVENTOU O RÁDIO?


Raimundo S. Rocha
14-Set-2007
Foi o brasileiro ou o italiano?
Não existe uma concordância mundial a respeito de quem inventou o rádio, da mesma forma que muitos países não aceitam Santos Dumont como o Pai da Aviação. Alguns, creditam o descobrimento das ondas de rádio ao cientista e inventor italiano Gugliemo Marconi. Muitos discordam, afirmam que o inventor do Rádio é o brasileiro Roberto Landell de Moura(Padre Landell), nascido no dia 21 de janeiro de 1861 na cidade de Porto Alegre-RS.

Pela maioria o italiano Marconi é considerado o "pai" da Radiodifusão e inventor do primeiro transmissor de ondas eletromagnéticas, em 1895, no entanto,o crédito desta invenção deveria ser dado ao padre brasileiro Roberto Landell de Moura que, um ano antes de Marconi, realizava a primeiras transmissões radiofônicas da História.
Muitos não sabem mas cabe a um ilustre brasileiro , o Padre Roberto Landell de Moura, a glória de haver sido o pioneiro da telecomunicação.
Nascido em Porto Alegre a 21 de janeiro de 1861 e tendo estudado em São Leopoldo e na Universidade Gregoriana de Roma, em 1892 era o pároco da cidade de Campinas em São Paulo onde se dedicava ao ministério sacerdotal e aos estudos científicos.
Entre os anos de 1893 e 1894 com aparelhos de sua invenção e fabricação afirmava poder falar, sem utilizar fios, com outra pessoa a quilômetros de distância e o provou com uma sensacional demonstração feita do alto da Avenida Paulista para o Alto de Santana, em São Paulo, numa distância de 8 quilômetros com a presença de diversas pessoas, entre elas, o Cônsul C.P. Lupton, da Inglaterra , que ficou maravilhado com o aparelho.
Tal fato ocorreu mais de um ano antes da primeira e rudimentaríssima experiência de Guglielmo Marconi que só começou a transmitir em 1895 com sinais fracos a uma distância de cem metros.
Em 11 de outubro de 1904 com grandes dificuldades financeiras e dissabores, consegue finalmente nos Estados Unidos a patente do transmissor de ondas e a 22 de novembro a do telefone sem fio e do telégrafo sem fio.
Rejeitando propostas sedutoras nos Estados Unidos regressa ao Brasil para entregar os seus inventos ao nosso Governo.
Propõe então ao atual Presidente Rodrigues Alves, solicitando dois navios da Esquadra, para uma demonstração pública de seus inventos.
Manda-lhe o Presidente perguntar a que distância queria que os navios se colocassem na baía Guanabara. Ele respondeu que queria os navios fora da barra na maior distância possível e afirma então decidido: – “Meus aparelhos podem estabelecer comunicação com qualquer ponto da Terra e futuramente servirão até mesmo para comunicações interplanetárias.
Diante dessas palavras o consideraram maluco e no dia seguinte recebeu um telegrama gentil da Presidência informando não ser possível naquele momento atender seu pedido e que aguardasse outra oportunidade.
Tivesse o Presidente Rodrigues Alves atendido ao pedido de Landell de Moura teria ido um grande sucesso e glória para o Brasil.

Outras informações sobre Landell em:
www.numaboa.com/content/view/549/57/
www.radioamador.com/historia/landell.asp
Fonte: http://www.byh.com.br/materia/quem-inventou-o-radio-.html

Veja também:
http://meumultiply.multiply.com/journal/item/83/83

3 comentários:

  1. Sem desmerecer os gênios citados, mas a PATENTE DO RÁDIO foi dada a NIKOLA TESLA em 1943 pela justiça americana. Foi comprovado que Marconi usou 17 patentes de Tesla para criar o Galeno.

    Tesla também criou/descobriu:
    - Lampada fluorescente
    - Controle remoto
    - Corrente alternada
    - Oscilador (a máquina de terremotos)
    - Raio mortal (feixe de luz com milhões de volts )
    - Eletricidade sem fio (bobina Tesla)
    - Motor elétrico
    e outras CENTENAS de coisas que usamos no dia a dia.

    Vale lembrar também de Oliver Lodge.
    O texto abaixo foi copiado da Wikipedia:

    "Ele transmitiu sinais de rádio em 14 de agosto de 1894 em um encontro da Associação Britânica para o Avanço da Ciência na Universidade de Oxford, um ano antes de Guglielmo Marconi, mas um ano após Nikola Tesla (1893)."

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. VAI SE FUDE Seu CU DE PRETO

    ResponderExcluir