sábado, 25 de agosto de 2012

Profissão Repórter e JN são finalistas do Emmy 2012

JN e Profissão repórter finalistas do Emmy
FOTO: Reprodução

A Academia Internacional de Televisão divulgou na terça-feira, 21, que os programas da Rede Globo "Profissão Repórter" e "Jornal nacional" serão finalistas do Emmy Awards 2012 nas categorias Assuntos de Atualidade e Notícias, respectivamente.

O JN, vencedor na mesma categoria em 2011, foi indicado graças a uma série de reportagens sobre as enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, ocorridas em 2011. Já o programa de Caco Barcellos chegou à final devido a uma reportagem sobre crianças viciadas em crack.
 
Os vencedores serão anunciados na noite do dia 1º de outubro, em Nova York.
 
Com informações do G1.
 
 Adnews

O VALE transmite jogos do Paulista de Basquete

Equipe de web do jornal vai acompanhar ao vivo as partidas da equipe vice-campeã brasileira durante o Estadual. Primeiro desafio acontece nesta quinta, contra o Mogi 




O portal de notícias do O VALE (www.ovale.com.br) passa a transmitir com exclusividade todos os jogos em casa da equipe de basquete de São José dos Campos, válidos pelo Campeonato Paulista.
Durante a primeira fase serão sete partidas transmitidas ao vivo, pela internet. Uma equipe jovem e descontraída trará aos jogos uma emoção à parte, como se cada internauta estivesse ao lado dos jogadores.
Haverá ainda a possibilidade de interação ao vivo, com comentários e opiniões, antes, durante e após cada partida por meio da nossa fanpage no Facebook (clique aqui para acessar)
.
Equipe. O time do portal do O VALE será composto pelos jornalistas Aurélio Moreira, Marcos Eduardo Carvalho, César Rosati, Vivian Zwaricz, Ticiana Schvarcz e Bruno Castilho, que darão o suporte tanto na redação do O VALE, quanto no ginásio Lineu de Moura.
História. A transmissão do Paulista de Basquete consolida o pioneirismo da TV O VALE, a webTV do portal de notícias do O VALE, que foi o primeiro do Cone Leste Paulista a transmitir, ao vivo pela web, uma partida oficial de futebol profissional.
Essa história começou no dia 3 de agosto de 2011, na vitória por 1 a 0 do Taubaté contra o São José no estádio Joaquinzão.

Confira a relação dos jogos que serão transmitidos pelo O VALE.
16/08 – AESJ Unimed/Vinac x Mogi das Cruzes (21h15) 

01/09 – AESJ Unimed/Vinac x Inter de Santos (18h)
05/ 09 – AESJ Unimed/Vinac x Pinheiros / SKY (20h)
13/09 – AESJ Unimed/Vinac x Metodista / São Bernardo (20h)
19/09 - AESJ Unimed/Vinac x Suzano / Campestre / Instituto Ratto (20h)
29/09 - AESJ Unimed/Vinac x – Paulistano/Unimed (18h30)
04/10 - AESJ Unimed/Vinac x S.E Palmeiras (20h)   

MiniCom abre 48 vagas para rádios comunitárias em S

Vagas para rádios comunitárias em SP
FOTO: Divulgação

Pela primeira vez na história da radiodifusão em São Paulo, 48 cidades do estado terão a oportunidade de serem contempladas com autorizações para o funcionamento de rádios comunitárias. 
 
As inscrições foram abertas  nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial da União e vão até o dia 22 de outubro. Os interessados em operar uma rádio deverão se increver via correios ou na Delegacia Regional do Ministério das Comunicações, responsável pela tramitação dos processos.
 
A publicação das vagas faz parte do Plano Nacional de Outorgas de Radiodifusão Comunitária 2012/2013, que por sua vez, tem como objetivo levar as rádios comunitárias a todo Brasil até o final de 2013, principalmente nos municípios que ainda não foram contemplados com o serviço.
 
As informações são do próprio Ministério das Comunicações.
 
 Adnews

Daniel Slaviero é eleito presidente da ABERT

Slaviero já presidiu ABERT por duas vezes
FOTO: Divulgação

O diretor-geral do SBT em Brasília, Daniel Pimentel Slaviero, foi eleito nesta quarta-feira, 15, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão para o biênio 2012-2014. Slaviero foi eleito por unanimidade pelo Conselho Superior da associação que se reuniu à tarde, em Brasília.
Ele sucede ao presidente da Rede Itatiaia (MG), Emanuel Soares Carneiro. Para a vice-presidência da entidade, foi reeleito o empresário Vicente Jorge, da TV Asa Branca e da Radio Globo FM, em Caruaru (PE). A ABERT, que completa 50 anos, representa 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão.
 
Entre as metas de sua gestão, Slaviero aponta a flexibilização da transmissão do programa A Voz do Brasil, o processo de migração do rádio AM para os canais 5 e 6 de televisão, e o apoio à modernização da gestão no Ministério das Comunicações.
 
"Manteremos ainda nossa vigilância sobre a situação de liberdade de imprensa e de expressão no país, defendendo os princípios constitucionais e a livre atuação de profissionais e veículos de comunicação. Esta é uma questão existencial para nós", afirma Slaviero. 
 
O novo presidente iniciou sua carreira nas emissoras de televisão do Grupo Paulo Pimentel e foi diretor-executivo da Rede Massa, afiliada ao SBT, ambos no Paraná. Presidiu a ABERT por duas vezes, entre 2006 e 2010, sendo seu conselheiro desde 2001. Na Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), entidade que representa 17 mil emissoras de rádio e televisão nas Américas, Ásia e Europa, já ocupou a vice-presidência para a América do Sul e, atualmente, é vice-presidente do Comitê Permanente de Liberdade de Expressão. 

Adnews

Bradesco Esportes FM estreia quadro de humor

Novo programa de humor
FOTO: Reprodução

A Rádio Bradesco Esportes FM (94.1 – São Paulo) leva ao ar a partir de amanhã “Vuvuzela!”, um quadro de humor ligado no mundo esportivo. “Qualquer deslize, qualquer notícia, qualquer esporte é motivo para fazer piada”, declara o jornalista e humorista Marcelo Zorzanelli, que estreia no rádio depois de sua passagem no site Sensacionalista, que funcionou bem na internet e acabou se tornando um programa na TV a cabo.

“Vuvuzela!” será exibido diariamente em boletins de dois a três minutos, sempre criticando com sarcasmo e malevolência o mundo do esporte brasileiro e mundial. “Esporte também é diversão, gozação, espontaneidade. Queremos deixar o ouvinte sorridente e bem-humorado, além de bem informado”, declara Renata Veneri, diretora de conteúdo da Bradesco Esportes FM. O quadro irá ao ar em quatro horários: 6h43, 8h13, 12h43 e 16h13. 

Adnews

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Groove Eldorado estreia neste sábado na Rádio Eldorado

FOTO: Divulgação

A Rádio Eldorado resolveu abrir espaço para novas tendências e estilos convidou a equipe Jazzmasters a repaginar o premiado programa, há oito anos em sua grade. A soul music, funk, acid jazz, r&b, nu jazz e os groovies eletrônicos, que são a cara do Jazzmasters, continuam. Com isso, a partir deste sábado (4), a atração, exibida às 20h, passa a ter novo nome: Groove Eldorado.
 
Com a mudança, o programa terá um formato mais musical, entrevistas, histórias curiosas, dicas de shows, tendências, lançamentos, entre outras informações. O Groove Eldorado será apresentado por Paulo Mai, Marcio Tabach e Dudão Melo. Mai é radialista, publicitário e produtor; Tabach é consultor, tecladista e DJ; e Dudão, Vj e produtor.
 
“A partir de agora, o Jazzmasters vira uma marca com programas, produtos, eventos e ações dentro da sua nova plataforma. O programa continuará sendo produzido, mas será apresentado com este nome somente em emissoras fora de São Paulo, que hoje já retransmitem a atração. Em São Paulo, o Groove Eldorado passa a ocupar o horário, inclusive da reprise, às quintas-feiras, às 23h”, explica Paulo Mai, criador e diretor da marca Jazzmasters. 

Site: Adnews

Evento discute o futuro do Rádio AM

FOTO: Reprodução

No dia 31 de julho 2012, a AESP – Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo realizou o 1º Encontro do Rádio AM. O evento aconteceu no hotel Braston e teve a participação do Dr. Genildo Lins - Secretário dos Serviços de Comunicação Eletrônica do Minicom.
 
Fundamental entender o que ocorre com o Rádio AM, pois vem perdendo continuamente a participação na audiência e no faturamento publicitário. 

Uma das soluções seria a digitalização do meio, mas algumas tecnologias ainda não vingaram. Muita gente acreditou no padrão americano chamado de IBOC, mas nem nos EUA o sistema vingou.

Talvez a solução seria ocupar a faixa dos 700 Megahertz, hoje ocupada pela televisão, lembrando que a ANATEL deverá retirar esta faixa, chamada de VHF do meio TV, isto já em 2016. Ou seja com a sobra desta frequência o rádio AM ficaria "colado" no rádio FM. Excelente solução que inclusive já vingou nos EUA.

Por Antonio Rosa Neto, consultor de Mídia e conselheiro da Dainet 

 Site Adnews

Rádios comunitárias haitianas serão capacitadas para informar população do país caribenho sobre temas de saúde

Foto:cooptripartite.icict.fiocruz.br

Começou no dia 1 agosto mais uma ação da Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-haiti de fortalecimento do sistema de saúde e vigilância epidemiológica do Haiti, estabelecida depois do terremoto que, em 2010, destruiu o país. Uma oficina de trabalho vai capacitar jornalistas de dez rádios comunitárias haitianas para que saibam abordar a temática, informando e conscientizando a população sobre as condições de saúde.
A oficina, que durará 14 dias, será coordenada pelo Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde e População do Haiti. O projeto também tem a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e prevê a criação de uma rede de rádios comunitárias para articular estratégias de combate e prevenção a doenças.
Segundo a coordenadora de Comunicação Social do Canal Saúde, Ana Cristina Figueira, o objetivo dessa primeira ação é desenvolver, com os radialistas, uma metodologia para transmitir temas sobre saúde, alinhados às ações do Ministério da Saúde e População haitiano. Ela ressaltou que a preocupação dos projetos desenvolvidos pela parceria é que sejam estruturantes. “Quando sairmos de lá ou a parceria acabar, é fundamental que eles possam seguir em frente com os próprios pés”.
Ela observou que as rádios comunitárias no Haiti têm grande alcance no país e podem ser meios estratégicos para conscientizar e informar a população sobre as condições de saúde. Além de uma equipe do canal da Fiocruz, estará também na oficina a representante da Associação Mundial de Rádios Comunitárias no Brasil (Amarc Brasil), Denise Viola, que vai debater em francês, um dos idiomas oficiais do país, questões de gênero, e mostrará estratégias de comunicação para conscientizar a população sobre as principais doenças que atingem o país caribenho como cólera, aids e malária.
Entre as iniciativas previstas no âmbito da parceria entre os três países, está a construção de três hospitais comunitários de referência, um centro de reabilitação de deficientes físicos, quatro centros de ensino técnico e profissionalizante, além das reformas de dois laboratórios especializados em vigilância epidemiológica e de unidades de saúde. 
Agência Brasil

Rede Vanguarda ganha novo site com conteúdo local exclusivo

                   G1 e GE também terão páginas com matérias do Vale do Paraíba 





No dia 20 de Julho, entrou no ar o novo site da Rede Vanguarda, integrado ao padrão Rede Globo. No endereço, o público da Vanguarda vai poder consultar e ter acesso a informações da programação local, além de conteúdos exclusivos e promoções especiais. Os portais G1 e globoesporte.com, líderes em audiência nos segmentos de notícias e esporte no Brasil, também ganham páginas dedicadas exclusivamente às notícias e ao esporte da região. 

A Rede Vanguarda, afiliada Globo no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Região Bragantina, atingindo mais de quarenta municípios na região. Com o novo site, os internautas poderão conferir em primeira mão os destaques de programas locais que são sucesso na Vanguarda, como Papo Vanguarda, Vanguarda Mix, Vanguarda Comunidade, Planeta Vanguarda, Madrugada Vanguarda, Boteco Vanguarda, além dos três telejornais da emissora.
 

A página também trará matérias sobre eventos, ações sociais e promoções realizadas pela emissora, como a Gincana da Solidariedade e o Tabuada Vanguarda. Em breve o site também trará novidades, como entrevistas com apresentadores, galerias de fotos e matérias sobre os bastidores dos programas. Os vídeos ganharão mais destaque no novo site. Diariamente, o internauta poderá ver ou rever matérias ou mesmo a íntegra do seu programa favorito, nos mesmos moldes dos sites da Rede Globo.
 

O conteúdo poderá ser acessado através do endereço www.tvvanguarda.com.br
 

Essa nova proposta de produção de conteúdo integrado já está em funcionamento em outras emissoras da TV Globo (Brasília, Belo Horizonte, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo) e em afiliadas como (RPC TV, TV Bahia, TV Morena, TV Centro América, TV Verdes Mares, TV Gazeta ES, TV Anhanguera, TVs Cabo Branco (de João Pessoa) e Paraíba (de Campina Grande), TV Amazonas, TV TEM (Sorocaba) e RBS TV (Rio Grande do Sul e Santa Catarina), EPTV (interior de São Paulo), TV Mirante (São Luiz), TV Liberal (Belém) e TV Tribuna (Santos).
 

O novo site da Rede Vanguarda: aqui é o seu lugar na internet.