sábado, 24 de março de 2012

Morre aos 77 anos no Rio de Janeiro locutor de turfe Ernani Pires Ferreira

O locutor de turfe Ernani Pires Ferreira morreu aos 77 anos na madrugada de sábado (17/03) no Rio de Janeiro. Segundo seu filho, Luís Roberto Pires Ferreira, ele estava internado há dois dias no Hospital Espanhol, no centro do Rio, e teve uma parada cardiorrespiratória por volta das 2h30 da manhã. Ele era conhecido como "a Voz do Jockey Club" e narrou as corridas por 40 anos.


O filho de Ferreira disse ao G1 que o velório deve acontecer neste domingo (18) no Jockey Club a Gávea, na Zona Sul. O sepultamento será no Cemitério do Caju, na Zona Portuária.

O filho contou, ainda, que o pai passou mal na última quinta-feira (15), em casa, e vinha sofrendo de depressão. “Ele passou mal em casa, teve uma arritmia cardíaca e a ambulância teve que levá-lo às pressas para o hospital. Ele vinha tentando curtir um pouco mais a vida, no último ano, mas a saúde dele ficou um pouco mais debilitada”, disse Luís Roberto.
Em 2008, ele gravou um vídeo para o "Fantástico" em que "narrou" a história de sua vida em 15 segundos. (Veja o vídeo ao lado)


Falar rápido era sua especialidade. Ele entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, por falar mais de 322 palavras por minuto no dia 17 de julho de 1983, quebrando o recorde do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.

De acordo com o site do Jockey Club Brasileiro, Ernani disputou 26 prêmios como jóquei amador, dos quais venceu 14. A sua história se confundia com a do turfe nacional. Durante quatro décadas, Ernani Pires Ferreira foi o maior narrador do Grande Prêmio Brasil e narrou alguns dos mais importantes provas de turfe na Inglaterra e na França para a rádio Jornal do Brasil.  
Ernani trabalhou por 15 anos no quadro "Barbadas do Dia", no "Globo Esporte", da TV Globo. Nele, o locutor dava dicas de quem seriam as melhores apostas para as corridas.


Suas aparições na televisão eram marcadas pela tradicional irreverência e pelo humor característico.

Atualmente, Ernani estava aposentado e participava de matérias especiais.  
 
Fonte: Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário