quinta-feira, 29 de outubro de 2009

TELEVISÃO POR ASSINATURA


Televisão por assinatura
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Televisão por assinatura é um termo que refere-se a serviços de televisão baseados em assinatura. Uma televisão por assinatura oferece uma quantidade elevada de canais em relação à televisão aberta, e cobra uma quantia por isso, geralmente em freqüência mensal. Essa modalidade de serviço também é conhecida como TV paga.
Índice


* 1 História
* 2 Métodos
* 3 Mercado brasileiro
* 4 Operadoras de televisão por assinatura




História

A história da televisão por assinatura começou nos Estados Unidos da América com a televisão a cabo, onde pessoas pagavam para ter acesso a um cabo que captava sinais de televisão (para mais detalhes veja o artigo televisão a cabo). No Brasil a televisão por assinatura surgiu primeiro com o Serviço Especial de Televisão por Assinatura, em 1989 (Canal+, inspirado no nome e no logotipo do homônimo francês que transmitia a programação da programadora norte-americano ESPN através do canal UHF 29, em São Paulo), posteriormente também com as retransmissões da italiana RAI e da estadunidense CNN, através dos canais SHF 4 e 5, além da nacional TVM (canal 2 SHF), especializada em programas musicais; e depois com o cabo, em 30 de julho de 1990. A idéia deu tão certo nos EUA que de 1984 a 1992 foram investidos US$ 15 bilhões para o cabeamento de ruas e mais bilhões para o desenvolvimento de programação, financiados pelas operadoras de televisão a cabo.

O grande número de assinantes das operadoras de televisão por assinatura fez com que no meado dos anos 90 o grande número de cabos instalados nas ruas fosse usado para oferecer outros tipos de serviço, como Internet de banda larga, nascendo assim a Internet a cabo. Em 1997 a indústria de televisão por assinatura faturaria US$ 1,2 bilhão só com vendas de pay-per-view, que representa uma das principais fontes de lucro para as operadoras. Em 1999 pela primeira vez os domicílios somaram mais tempo assistindo a televisão por assinatura do que televisão aberta.
Métodos

Os métodos de distribuição de televisão por assinatura mais populares são o cabo e satélite. Ao lado desses métodos mais populares, há também o serviço chamado MMDS (cuja transmissão de sinais é via microondas) e o Serviço Especial de Televisão por Assinatura (TVA), este já praticamente em desuso.
Mercado brasileiro

A televisão por assinatura no Brasil fechou o ano de 2007 com 5,3 milhões de clientes em todo o país.[1] O setor é praticamente monopolizado pelas empresas NET e SKY Brasil que distribuem praticamente os mesmos canais de televisão paga, com poucas variações. Entre os canais que estes operadores distribuem estão os canais Globosat considerados entre os mais vistos do mercado. Estes canais são de propriedade da Organizações Globo. Recentemente, devido a acordos com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), produto de uma ação da associação Neo TV que nucleia a maioria dos operadores independentes de este mercado, tais canais poderão ser distribuidos por tais operadores independentes

A NET de propriedade da Globo e da mexicana Telmex[2] consolidou sua liderança no mercado com a aquisição da VIVAX em 2006 e da operadora BIGTV no final de 2007. A Vivax operava no interior de São Paulo e a BIGTV opera a praça de Guarulhos, considerada estratégica.

Em 2006 novos jogadores entraram neste mercado. Eles são as operadores de telefonia fixa ou operadores incumbentes. A espanhola Telefônica, gigante da telefonía no estado de São Paulo lançou serviços de DTH em parceria com uma empresa que já operava no segmento, a Astralsat, criando a VocêTV. Em 2007, a multinacional espanhola obteve permissão da Anatel para lançar um serviço próprio, a Telefônica TV Digital. Com a queda de receita do negócio de voz e dados, avançar em cima deste mercado de TV paga era um passo lógico para eles, e uma forma de defender seu negócio tradicional avançando no negócio dos operadores de televisão paga. Já estes últimos, faz alguns anos entraram no serviço de internet em banda larga concorrendo com o serviço ADSL operadora pelas incumbentes.

Também em 2006, a Telefônica entrou com autorização para a aquisição da TVA, do grupo Abril, na forma permitida pela lei. Nisto, encontrou grande oposição da ABTA, entidade de classe que nucleia operadores de televisão paga e os principais programadores. Mesmo assim, a operação foi autorizada pois não vulnera a lei no parecer da Anatel.

A operadora Oi antiga Telemar conseguiu permissão para a aquisição da operadora mineira Way TV atual Oi TV comprada em um leilão em 2006. Em novembro de 2008 a Embratel, também do ramo de telefonia entrou no negócio com sua operadora, a Via Embratel.
Operadoras de televisão por assinatura

* SKY Brasil
* NET
* Telefônica TV Digital
* Via Embratel
* Oi TV (Antiga WayTV)
* TVA
* Nossa TV
* VIACABO
* Viamax
* TV Alphaville
* JET TV
* BIGTV
* Lig Tv

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