sexta-feira, 23 de outubro de 2009

RADIO ONDAS CURTAS


Onda curta
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nota: Se procura outros significados de Frequência, consulte Frequência (desambiguação).
High Frequency (HF)
Ciclos por segundo: 3MHz a 30MHz

Comprimento de onda: 100m a 10m

Onda Curta, é uma onda que opera na gama de frequência dos 3000kHz a 30.000kHz (3-30 MHz). Em Rádio, a onda curta corresponde a alta frequência obtida pela relação inversa entre a a frequência e o comprimento da onda, é por isso denominada "ondas curtas" , porque os seus comprimentos de onda são mais curtos do que os da onda longa, o comprimentos utilizado no início das comunicações de rádio. HF (Alta Frequência) é um nome alternativo para onda curta de rádio[1].
Índice


* 1 Descrição
* 2 Propagação e características
* 3 Espectro
* 4 Atribuição de Ondas
* 5 Usos
* 6 Longas distâncias
* 7 Curiosidades




Descrição
Um Rádio de Ondas Curtas

HF é a sigla para o termo inglês High Frequency e significa "frequência alta". As radiofrequência (HF) de alta freqüência estão entre 3 e 30 megahertz. Também conhecido como a faixa do decâmetro ou a onda curta como a escala de comprimentos de onda de uma a dez medidores dos decâmetros (dez a cem). A origem da designação "ondas curtas" está associada com a comparação do seu "comprimento de onda", da ordem de dezenas de metros (sendo por isso também chamadas ondas decamétricas), com o comprimento de onda de outras radiações eletromagnéticas, mais longas, como as ondas médias (ondas hectométricas) e longas (ondas quilométricas). Representam importante papel nas transmissões de rádio tanto para radiodifusão, como para fins utilitários (comunicações com aviões, embarcações, etc) civis, militares ou comerciais. Devido à característica do comprimento de onda, as transmissões podem se propagar até grandes distâncias, através de saltos onde há a refração e consequente reflexão nas camadas da ionosfera (Lei de Snell). A propagação das transmissões de rádio em ondas curtas estão sujeitas à fenomenologia própria das camadas ionosféricas. A designação nasceu nos primórdios das transmissões de rádio, quando as freqüências geralmente utilizadas eram muito mais baixas. Esta porção do espectro é também referida como HF, sigla derivada do inglês High Frequency, em contraponto à faixa de ondas longas (de comprimento de onda da ordem de quilômetros, também referida como LF, Low Frequency) e às ondas métricas que compõem as transmissões nas freqüências de VHF, Very High Frequency.
Propagação e características

A ionosfera reflete frequentemente as ondas de rádio de HF completamente bem (um fenómeno conhecido como a propagação do skywave), esta escala é usada extensivamente para a radiocomunicação da escala média e longa. Entretanto, a conformidade desta parcela do espectro para tal comunicação varia extremamente com uma combinação complexa de fatores:

* Luz solar/escuridão no local da transmissão e da recepção
* Proximidade do transmissor/receptor ao terminal
* Estação do ano versus Ciclo do ponto solar
* Atividade solar
* Aurora polar
* Freqüência útil máxima
* A mais baixa alta freqüência útil
* Freqüência da operação dentro da escala do HF

Espectro

O espectro eletromagnético nas freqüências de ondas curtas é ocupado por transmissões das mais diferentes formas, desde radiodifusão comercial, não comercial, até transmissões de radioamadores e transmissões para comunicação entre aviões e navios. Muitos países contam com emissões estatais de ondas curtas em diversos idiomas, com a intenção de levar as notícias econômicas, culturais ou mesmo as notícias do dia a dia da sua população para além de suas fronteiras territoriais (visto que as Ondas Curtas têm, geralmente, grande alcance geográfico). Dentre estas, existem aquelas que transmitem para o exterior desta vez com o objetivo de ser um "canal" entre seus expatriados e seu país de origem. Entre os países que contam com grandes emissoras em Ondas Curtas que transmitem para o exterior estão Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, Rússia, França, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, China, Argentina, Itália, República Checa e Holanda.
Atribuição de Ondas

As ondas de Rádio, são atribuídas pela World Radiocommunication Conference (WRC), organizada sobe os auspicios da International Telecommunication Union

As ondas de Rádio AM são atribuídos com 5kHz de separação para a radiodifusão de áudio analógico tradicional .


Meter Band Frequency Range Remarks
120 m 2,300 - 2,495 kHz tropic band
90 m 3,200 - 3,400 kHz tropic band
75 m 3,900 - 4,000 kHz shared with the amateur radio 75/80 meter band
60 m 4,750 - 5,060 kHz tropic band
49 m 5,900 - 6,200 kHz
40 m/41m 7,100 - 7,350 kHz shared with the amateur radio 40 meter band
31 m 9,400 - 9,900 kHz Currently most heavily used band
25 m 11,600 - 12,100 kHz
22 m 13,570 - 13,870 kHz substantially used only in Eurasia
19 m 15,100 - 15,800 kHz
16 m 17,480 - 17,900 kHz
15 m 18,900 - 19,020 kHz almost unused, could become a DRM band
13 m 21,450 - 21,850 kHz
11 m 25,600 - 26,100 kHz may be used for local DRM broadcasting



* Ondas Curtas - 2.3 MHz–26.1 MHz, divididas em quinze bandas, apresentam longo alcance, porém baixa qualidade de sinal.
* Ondas Médias - 520 kHz–1,610 kHz, utilizada nas Américas, esta banda possui médio alcance.
* Ondas Longas - 153 kHz–279 kHz, não disponível no hemisfério oeste, é usado para transmissões na Europa, África, Oceania e parte da Ásia.
* Ondas Tropicais - 2300 kHz-5060 KHz de 120-90-75-60 metros, utilizada entre os Trópicos, esta banda possui longo alcance, razoável qualidade de sinal.

Usos
Nuvola apps important.svg
Este artigo ou secção está mal traduzido ou abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feito por um programa de tradução ou por alguém que não conhece profundamente o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, consulte o artigo original em Shortwave e melhore esta tradução de acordo com o guia de tradução.

A faixa de alta freqüência é muito comum entre os operadores de rádio amadores, que podem se aproveitar de comunicações (frequentemente intercontinentais) diretas, interurbanas e do " factor" da emoção; resultar de fazer contatos em circunstâncias variáveis. A transmissão internacional do shortwave utiliza este jogo das freqüências, assim como um número convenientemente de diminuição de " utility" os usuários (fuzileiro naval, aviação, forças armadas, e interesses diplomáticos), que tem, nos últimos anos, balanço sobre aos meios de uma comunicação menos temporários (por exemplo, através dos satélites), mas podem manter estações do HF após switch-over para finalidades alternativas. Entretanto, o desenvolvimento da tecnologia do estabelecimento de ligação automática baseada em MIL-STD-188-141A e em MIL-STD-188-141B para a seleção automatizada da conectividade e da freqüência, junto com os custos elevados do uso satélite, conduziu a um renascimento no uso do HF entre estas comunidades. O desenvolvimento de uns modem mais elevados da velocidade tais como aquelas que conformam-se a MIL-STD-188-110B que suportam taxas de dados até 9600 bit/s igualmente aumentou a usabilidade do HF para transmissões de dados. O outro desenvolvimento dos padrões tal como STANAG 5066 prevê transmissões de dados sem erros com o uso de protocolos de ARQ. Os rádios dos CB operam-se na parcela mais elevada da escala (ao redor 27 megahertz), como fazem algumas ligações de rádio do estúdio-à-transmissor (STL). Algumas modalidades de uma comunicação, tais como transmissões do código Morse da onda contínua (especial por operadores de rádio amadores) e únicas transmissões de voz do sideband são mais comuns na escala do HF do que em outras freqüências, por causa de sua natureza deconservação, mas as modalidades de faixa larga, tais como transmissões da tevê, são proibidas geralmente por HF' pedaço relativamente pequeno de s do espaço do espectro eletromagnético. Propale, especial interferência sintética dos dispositivos electrónicos, tenda a ter um grande efeito nas faixas de HF. Nos últimos anos, os interesses levantaram-se entre determinados usuários do espectro do HF sobre o " faixa larga sobre o lines" do poder; Acesso de Internet (dos BPL), que é acreditado para ter um efeito quase destrutivo em comunicações do HF. Isto é devido às freqüências em que o BPL se opera (tipicamente correspondendo com a faixa de HF) e a tendência para o " dos BPL; signal" ao escape das linhas eléctricas. Os fornecedores de alguns BPL instalaram o " filters" do entalhe; para obstruir para fora determinadas parcelas do espectro (a saber o rádio do amador se une), mas uma grande quantidade de controvérsia sobre a distribuição deste método de acesso permanece. Alguns Tag da identificação da radiofrequência (RFID) utilizam o HF. Estes Tag são sabidos geralmente como HFID' s ou HighFID' s (identificação de alta freqüência).
Longas distâncias

Devido à possibilidade de transmissão a longas distâncias (DX) associadas ao uso das ondas curtas, algumas transmissões de radiodifusão regionais ou nacionais são sintonizadas em locais muito distantes, em especial pelos radioamadores (Chamados no Brasil de "dexistas"), que compõem relatórios de recepção, qualificando a qualidade da transmissão e descrevendo detalhadamente o conteúdo da transmissão. Os radioamadores enviam esses relatórios para as emissoras, que em contrapartida, emitem um certificado de escuta, chamado "cartão QSL".

Muitos ouvintes sintonizam os Rádios em ondas curtas para escutar os programas das estações de radiodifusão, tais como a Radio Canada Internacional, Voice of America, BBC World Service, Radio Austrália, Radio Netherland, etc. Hoje, através da evolução da Internet, os radioamadores podem ouvir as emissões de ondas curtas de todo o mundo, mesmo sem possuir uma receptor de ondas curtas[2]. Muitos organismos internacionais, como a RCI (Rádio Canadá Internacional)[3], a BBC e a Rádio Austrália, oferecem streaming de áudio ao vivo nos seus sites.
Curiosidades

* Os rádios e alguns auto-rádios antigos sintonizavam Ondas Médias (OM), mais conhecidas como rádios AM nas frequências de 540 kHz até 1.630 kHz.
* Esses rádios antigos muitas vezes também sintonizavam Ondas Curtas (OC), nas frequências até 15 a 30 MHz.
* A modulação é por amplitude, onde o sinal da rádio, por exemplo 3 MHz (OC), tem sua potência de transmissão modulada pelo sinal de áudio. Essa modulação é chamada de AM (Amplitude Modulation).
* A modulação AM ocupa o equivalente a duas vezes a banda do sinal de áudio?. Ou seja, se desejamos transmitir uma banda audível de 5 KHz a modulação AM ocupa 10 KHz no espectro de frequências de rádio.
* A modulação SSB (Single Side Band) é uma técnica de trasmissão AM que ocupa metade da banda AM de rádio, ou seja, ela necessita apenas 5 KHz de banda no espectro de frequência de rádio para 5 KHz de banda de áudio. A banda inferior, ou superior podem igualmente ser utilizadas, propiciando assim uma ocupação de um quarto apenas da banda (2,7 kHz).
* Os rádios com modulação SSB e mesmo os rádios AM estavam se tornando obsoletos pela baixa qualidade de áudio pois a banda de áudio foi limitada em 5 KHz e demandam um potente amplificador (transmissor) operando na classe C de operação. Contudo, com a criação de receptores digitais de alta fidelidade e portáteis (p.ex. Sony ICF-SW35) muitos voltam a usufruir desse tipo de transmissão. Várias rádios brasileiras (Rádio Gaúcha, Rádio Guaíba, Rádio Bandeirantes) apresentam transmissão concomitante em ondas curtas.
* A modulação FM ocupa uma banda ainda maior no espectro de frequências de rádio que a transmissão por AM. Ou seja, uma rádio FM ocupa até 200 KHz para uma banda de 2 x 15 KHz de áudio estéreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário