quinta-feira, 24 de março de 2016

HERÓDOTO BARBEIRO: UM NOME DE CREDIBILIDADE NO JORNALISMO BRASILEIRO

Com 18 anos de atuação na imprensa, o apresentador do JR News trocou o papel de professor de história para construir um nome de destaque no jornalismo nacional
Depois de uma extensa carreira como professor de história na USP, formado em direito também, Heródoto Barbeiro decidiu, aos 42 anos, tornar-se jornalista, e encarou sua terceira graduação, desta vez em Comunicação. “Quando apareceu a oportunidade de aprender a fazer jornalismo, acabei me apaixonando, e, gradativamente, deixei de ser professor de história, profissão que exerci por 25 anos”, explica o âncora do Jornal da Record News.
Heródoto se destacou na grande imprensa como apresentador do Jornal da CBN, desde que a rádio foi fundada em 1991; e como jornalista da TV Cultura, onde atuou como repórter e apresentador da Jornal da Cultura e, posteriormente, comandou o programa Roda Viva na mesma emissora (em dois momentos diferentes). “O jornalismo é fascinante já que possibilita o contato direto com pessoas de diferentes meios sociais. Durante os meus 18 anos na área, já entrevistei empresários, lideranças e o cidadão comum, todos contribuíram para expandir meus horizontes em relação ao mundo contemporâneo”, destaca.
O jornalista já recebeu diversos prêmios pelo trabalho desenvolvido. Entre eles, ganhou 5 vezes o Prêmio Comunique-se, conhecido como o Oscar do jornalismo brasileiro, pois reconhece o trabalho dos principais expoentes da nossa imprensa
O âncora está no comando do Jornal da Record News desde 2011. “O desafio de fazer um noticiário televisivo, que começa às 21h, está em ir além do que já foi divulgado na Internet. A intenção não é competir, mas se aprofundar nas questões envolvendo política, economia e atualidades. Converso com comentaristas de peso, como o Ricardo Kotscho, Nirlando Beirão, Richard Rittenband e a Rosana Hermann, e entrevisto convidados envolvidos em uma notícia, para sair do superficial e abordar todos os aspectos. Essa é a função social da profissão”, enfatiza.
O JR News é o primeiro jornal transmídia da televisão brasileira. Isto significa que ele é transmitido pela televisão e no site R7 também. “Além disso, quebramos barreiras de normas de qualidade de imagem, tão petrificadas pelos noticiários televisivos. Entrevistas com políticos ou lideranças sociais, feitas por meio de aplicativos, são veiculadas no JR News com o intuito de valorizar a notícia em si e não a tecnologia. Isso é também uma quebra de paradigmas já que não podemos nos distanciar do mundo virtual, temos que unir a plataforma on-line com a credibilidade do veículo”, revela o âncora.
CIDADÃO DO MUNDO
Na esfera pessoal, segue o budismo há mais de 40 anos. “A filosofia do budismo casa com a do jornalismo: as duas prezam pelo caminho do meio, da isenção, da ética e do interesse público”, esclarece Heródoto. “ O jornalista tem o dever de duvidar, não pode acreditar em tudo que as pessoas falam. A importância está na notícia“, completa. Ele também tem uma vida simples e gosta de se deslocar de metrô pela cidade de São Paulo, além de ter uma alimentação saudável.
O âncora do Jornal da Record News ainda tem uma reserva ambiental, com cerca de 24 hectares de Mata Atlântica. “Muitas pessoas não conhecem esse meu lado ligado à preservação do meio ambiente. Nem outras iniciativas pessoais, como meu vínculo com uma rádio comunitário, chamada Caramelo, o apoio a Sociedade Ambiental de Taiaçupeba e o meu fascínio por explorar países ricos em história, entre eles, Butão, Sri Lanka e Azerbaijão”, completa Heródoto.
Sobre a Record News
A Record News foi criada em 2007 com a proposta de ser o primeiro canal aberto de notícias do Brasil. Com o objetivo de ser fonte de informação de qualidade para o telespectador, a emissora tornou-se líder em audiência entre os canais de notícias. Atualmente, a rede alcança 106 milhões de potenciais telespectadores em todo o país e cerca de 34 milhões de domicílios. A Record News conta com jornalistas de forte credibilidade, como Heródoto Barbeiro e Fátima Turci, que produzem alguns dos melhores conteúdos jornalísticos da televisão brasileira na atualidade.
http://noticias.r7.com/record-news/
Foto:facebook.com/herodotobarbeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário