quarta-feira, 14 de julho de 2010

O novo rádio


Início  do conteúdo

O novo rádio

O principal meio de comunicação do século 20 abraça as novas tecnologias para não ficar no passado

No livro O Presidente Negro, de 1926, Monteiro Lobato se deixava levar pela grande novidade da época, o rádio, e dizia que as "ondas de radiação" seriam usadas para enviar mensagens, para trabalhar de casa e até mesmo para computar os votos de uma eleição. A primeira transmissão de rádio no Brasil havia sido feita quatro anos antes, no dia 7 de setembro de 1922.

Nos 87 anos seguintes, o título de tecnologia promissora foi para outros meios, como a TV e a internet. Mas há algo de diferente acontecendo com o rádio. Sem muito alarde, ele se tornou a primeira mídia multiplataforma de fato, justamente por causa das novas tecnologias.

O rádio está em qualquer lugar. Hoje ouvimos não apenas em casa ou no carro , mas no celular, na televisão e, principalmente, pela internet, em qualquer aparelho em que a conexão esteja disponível. Podemos sintonizar qualquer emissora do mundo. E dá até para fazer o download dos programas de rádio favoritos para ouvir no tocador de MP3, sem depender da transmissão ao vivo.

Isso tudo sem falar que qualquer um pode criar sua estação na internet para quem quiser escutar e que a rede oferece um território muito mais amplo de transmissão do que o espectro de radiofrequência regulado pela Anatel. "A rádio tradicional é pontual: transmitiu, acabou. Na internet, o conteúdo perpetua-se", diz Ricardo Tacioli, da Cultura Brasil, versão online da antiga Cultura AM, uma das muitas rádios tradicionais que estão aprendendo a se reinventar com a internet.

Uma saída inteligente, se compararmos com setores como a indústria fonográfica, que preferiu brigar contra a internet a aprender a sobreviver no século 21

• O novo rádio

• Qualquer um pode ter uma rádio sem limite de alcance

• Taxa sobre streaming de música quase matou webrádio nos EUA

• No Brasil, pagar ao Ecad é obrigatório

• Emissoras tradicionais se voltam para a internet

• Entrevista: Nair Prata

• Entrevista: Lia Calabre

• Saiba como: Criar uma rádio online no shoutcast

FONTE : http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia+link,o-novo-radio,2996,0.shtm

20 de setembro de 2009

Filipe Serrado e Tatiana de Mello Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário