sexta-feira, 24 de abril de 2015

Rádio Bandeirantes estreia “Rádio Livre” na próxima segunda-feira



 A Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) estreia na próxima segunda-feira, dia 27, o “Rádio Livre”. O novo programa vespertino da emissora será levado ao ar de segunda a sexta, das 14h às 18h, com duas duplas de jornalistas no comando. Das 14h às 16h, Luiz Megale e Paulo Galvão apresentam a atração, enquanto Francisco Prado e Ana Nery assumem os microfones nas duas últimas horas. “O programa é um espaço para novos formatos e conteúdos, sem deixar de lado as notícias mais importantes do dia, mas de uma forma descontraída e dinâmica”, explica José Carlos Carboni, diretor nacional de jornalismo das emissoras de rádio Grupo Bandeirantes.
A estreia do “Rádio Livre” marca o retorno de Luiz Megale ao rádio. “Estou muito feliz em voltar ao estúdio depois de quatro anos. Minha última participação foi há um ano e meio, quando era correspondente do Grupo Bandeirantes em Nova York”, conta o jornalista que também apresenta o “Café com Jornal” nas manhãs da Band. “Estava sentindo saudade daquela sensação de estar decolando sem saber ao certo onde pousar, emoção que só o rádio proporciona”, completa.
O programa também contará com quadros fixos semanais, conheça alguns deles.

Ouvinte Profissional
Os ouvintes poderão participar do programa ao vivo no estúdio da Rádio Bandeirantes. “A participação dos ouvintes tem aumentado muito com as redes sociais, então por que não trazê-los para dentro do estúdio e conhecer um pouco como é feito um programa de rádio?”, questiona Paulo Galvão. O ouvinte convidado vai contar um pouco do seu cotidiano profissional, lembrar de histórias curiosas que já viveu em sua profissão e opinar sobre os assuntos do dia.

Em Off
Os bastidores da notícia serão destaque do quadro. “Vamos levar um pouco do que é o jornalismo para os ouvintes”, conta Ana Nery, que deixa a equipe de reportagem da emissora para apresentar o programa. “Os jornalistas do Grupo Bandeirantes vão contar as histórias por trás das reportagens”, completa a jornalista.

Et Cetera
Personalidades opinam sobre assuntos do dia a dia que não estão ligados diretamente à sua ocupação profissional. “Será uma oportunidade de ouvir essas pessoas falando sobre um assunto diferente do que estamos acostumados. Um cantor, por exemplo, pode contar sua experiência com as ciclovias de São Paulo”, revela Francisco Prado.

Criança Falou, Tá Falado
Crianças respondem a perguntas sobre assuntos que estão no noticiário. Por que está faltando água em São Paulo? O que deve ser feito para evitar a dengue? Quem vai ser o campeão paulista e por quê? A ideia é descobrir o que a simplicidade e a sinceridade das crianças podem ensinar aos adultos.

Entenda Direito
Assuntos que envolvam aspectos do Direito ligados à vida do cidadão serão discutidos semanalmente. Os ouvintes poderão tirar suas dúvidas sobre relações de consumo, impostos, processos que se arrastam na Justiça há muito tempo, entre outros temas.

“Rádio Livre” é transmitido de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, pela Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9. Saiba mais sobre a emissora em www.radiobandeirantes.com.br e siga a Rádio Bandeirantes nas redes sociais: https://twitter.com/RBandeirantes e https://www.facebook.com/radiobandeirantes.

Paulo Galvão, Luiz Megale, Francisco Prado e Ana Nery comandam a nova atração vespertina da emissora-Foto: André Rizzatto/Rádio Bandeirantes

terça-feira, 21 de abril de 2015

Noruega vai acabar com rádio FM em 2017

A Noruega será o primeiro país do mundo a acabar inteiramente com o rádio FM. A partir de janeiro de 2017 o país fará uma transição para o Digital Audio Broadcasting (DAB) que passará a ser o padrão adotado em todo o território.
"Os ouvintes terão acesso a um conteúdo mais diversificado e pluralista, e vão desfrutar de uma qualidade de som melhor e com novas funcionalidades", explica o ministro da cultura Thorhild Widvey. "A digitalização também vai melhorar muito o sistema de preparação para emergências, facilitar o aumento da concorrência e oferecer novas oportunidades para a inovação e desenvolvimento".
O DAB norueguês está disponível desde 1995 e em 2007 foi disponibilizada uma versão de transmissão aprimorada, o DAB+. Juntos, os padrões oferecem atualmente 22 canais e a capacidade de mais 20. A FM, por sua vez, oferece apenas 5. O custo de transmissão do novo formato é também 8 vezes mais barato do que o da FM.
De acordo com o Ministério da Cultura, caberá às emissoras de rádio escolher entre DAB e DAB+ nas transmissões. Outros países da Europa e do Sudeste da Ásia também estão considerando substituir a FM pelo DAB, mas nenhum outro país confirmou os prazos.

Via TheVerge 

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/noruega-vai-acabar-com-radio-fm-em-2017/48066