domingo, 16 de junho de 2013

No Mundo da Bola estreia na TV Brasil

Debate esportivo é inspirado no programa homônimo da Rádio Nacional do Rio de Janeiro
Márcio Guedes, Sergio du Bocage e Alberto Léo comandam o novo debate esportivo da TV BrasilMárcio Guedes, Sergio du Bocage e Alberto Léo comandam o novo debate esportivo da TV BrasilO programa No Mundo da Bola estreia neste domingo, no mesmo dia em que o Maracanãcompleta 61 anos. A atração destaca a data com uma reportagem especial do repórter Rogério Bastos Medeiros.
Com apresentação de Sergio du Bocage, o programa tem como comentaristas fixos os jornalistas  Márcio Guedes Alberto Léo. Nesse primeiro programa, o convidado, no estúdio do Rio de Janeiro, será o jornalistaMarcos Gomes, coordenador da Rádio Nacional. Afinal de contas, o No Mundo da Bola nasceu nessa emissora, nos anos 1930.
A atração esportiva aproveita a ocasião e faz uma homenagem ao radialista Antônio Cordeiro, primeiro apresentador do programa radiofônico. Em São Paulo, o programa recebe o diretor-executivo do PalmeirasJosé Carlos Brunoro.
Em destaque na estreia, o início da Copa das Confederações e a participação da Seleção Brasileira na competição realizada aqui no país. O programa também aborda os jogos das séries A, B e C do  Campeonato Brasileiro disputados durante a semana. 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Rádio Bandeirantes celebra "1 ano para a Copa do Mundo"


Nesta quarta-feira, dia 12, faltará 1 ano para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Para comemorar esta data, a Rádio Bandeirantes realiza transmissões especiais de doisprogramas  direto do Itaquerão, futuro estádio do Corinthians, em São Paulo. Serão apresentados o “Esporte Notícia”, sob comando de Sérgio Patrick, das 11h30 às 13h, e o “Ciranda da Cidade”, com Milton Parron, das 14h às 15h. Os convidados especiais serão o ex-presidente do Corinthians e responsável pelas obras do Itaquerão, Andres Sanchez, e um representante da construtora Odebrecht. Em pauta, os detalhes da obra do estádio que, daqui a um ano, vai receber quase 70 mil pessoas para a abertura do Mundial e quase 50 mil para outras cinco partidas.
Nesta semana a emissora ainda exibe uma série de reportagens especiais sobre a transformação do bairro de Itaquera, zona leste da cidade, onde está sendo erguido o Itaquerão. De segunda a quinta-feira, dias 10 a 13, a repórter Carolina Ercolin detalha a situação da região, que tem o Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo da capital e não conta com museus, igrejas, monumentos e hotéis. Os preparativos do comércio, o boom imobiliário e o legado pós Copa são alguns dos assuntos abordados nos quatro capítulos da série. No site da Rádio Bandeirantes, o ouvinte poderá acompanhar as matérias e conferir as fotos dos locais visitados pela repórter.
Site Adnews

Dilma aprova migração de emissoras AM para FM

Atendendo a uma demanda da Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), a presidente Dilma Rousseff aprovou a migração das emissoras de Rádio AM para a faixa do FM.
O ministro das Comunicações Paulo Bernardo foi informado da decisão e caberá ao secretário de Comunicação Eletrônica Genildo Lins discutir os detalhes da proposta com a AESP e demais entidades que representam os radiodifusores.
A proposta seguirá em regime de urgência para aprovação no Congresso e pode ser aprovada até o final de 2013. Com isso, a migração começaria já em 2014.
Cerca de 2 mil emissoras serão beneficiadas em todo o país. Para tanto, será feita a ocupação da faixa de FM (88,1 a 108 MHz) e FM estendida (76,1 a 108 MHz), quando necessário, aproveitando as frequências dos canais 5 e 6 de televisão.
"Não poderia haver decisão mais justa para o radiodifusor", afirma Rodrigo Neves, presidente da AESP. "Onde não há congestionamento de banda, a transição do AM para o FM será simples. Já nos 200 munícipios onde há congestionamento, especialmente em regiões metropolitanas, serão usados os canais 5 e 6."
Estudos do ministério das Comunicações demonstraram que não haverá problema de interferência com os canais vizinhos nas regiões onde serão utilizados os canais 5 e 6.
Esta mudança é fundamental para revitalizar as emissoras de Rádio AM, melhorando a qualidade das suas transmissões, além representar uma economia significativa no consumo de energia elétrica. 
"É importante lembrar que o mercado brasileiro já dispõe de seis receptores habilitados a sintonizar emissoras de rádio nos canais 5 e 6  (76,1 a 108 MHz)", explica Rodrigo Neves, sinalizando que o processo será tranquilo para o ouvinte. 
Os estudos que deram origem à decisão da presidente Dilma Rousseff foram conduzidos pelo comitê técnico da AESP, liderado pelo engenheiro Eduardo Cappia.
Site Adnews

Desligamento da TV analógica deve começar em 2015 e terminar em 2018

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse dia (11) que o governo antecipará para 2015 o desligamento do sinal analógico de televisão nas grandes cidades. Além disso, prorrogará para 2018 o final do desligamento nos municípios do interior. O cronograma anterior previa que o desligamento total da TV analógica, que será substituída pela digital, seria concluído em 2016. Segundo o ministro, a presidenta Dilma Rousseff já autorizou a mudança, e um decreto será publicado nos próximos dias oficializando a alteração no calendário.  
O ministro explicou que a flexibilização das datas é para priorizar a liberação do espectro de 700 mega-hertz nas grandes cidades, que será licitado para a tecnologia 4G no ano que vem, e também para diminuir o risco de problemas na digitalização do sinal. “Se fizer tudo em uma data só é mais difícil de administrar, a demanda por aparelhos será muito grande, aumenta o risco de termos problemas”, disse.
A grande procura por aparelhos, segundo o ministro, poderia encarecer os produtos. Paulo Bernardo disse que conversou com a presidenta Dilma sobre a possibilidade de o governo subsidiar a compra de aparelhos de TV digital. “Ela em princípio concorda, mas quer que conversemos [para definir], se tiver impacto fiscal, que mecanismos seriam utilizados”.
Paulo Bernardo também anunciou que a presidenta aprovou a migração das emissoras de rádio da faixa AM para a faixa FM. O objetivo é melhorar a qualidade das rádios AMs do país. “Sabemos que é um problema que precisa ser resolvido principalmente porque as rádios enfrentam muitos obstáculos que dificultam a divulgação do sinal”. A decisão atende a uma demanda da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e das associações estaduais de radiodifusão, que consideram a migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de televisão o caminho mais adequado para o rádio AM brasileiro.
 Agência Brasil  

Marília Gabriela vai comandar programa sobre sexo no SBT

A jornalista e apresentadora Marília Gabriela vai apresentar um programa sobre sexo no SBT. Segundo o portal F5, a atração já tem nome e estreia no dia 26 de junho, é o  "Gabi Quase Proibida".

Juntamente com o novo programa, Gabi acumula a apresentação do “De Frente Com Gabi”, apresentado às quartas e domingos.
Divulgação
Marília Gabriela
Além do programa de Gabi, o SBT também já trabalha em outra atração que deverá ser apresentada por Karina Bacchi e seria uma segunda temporada do reality "Menino de Ouro".

Em meio à crise, Rede Minas de Televisão pode ter corte de funcionários

A Rede Minas de Televisão enfrenta sua maior crise e vive sob a ameaça de ter que diminuir seu quadro de funcionários. O futuro dos 28 programas locais que estão no ar, que ocupam quatro horas e meia diárias de atrações inéditas na grade da emissora, também é incerto.

“Não sei, hoje, dizer como manteremos a programação”, diz Hugo Teixeira, diretor-executivo da emissora. Segundo o jornal O Estado de Minas, desde 2004, a emissora enfrenta problemas financeiros após receber uma multa de R$ 4 milhões do Ministério Público do Trabalho por não realizar concursos públicos.

Cerca de 50 profissionais não concursados das áreas de jornalismo, produção, programação e administração foram demitidos no mês passado. Mais cortes no quadro de 400 funcionários pessoais da emissora estão previstos para os próximos meses.

“Está muito difícil trabalhar lá, porque as pessoas estão tendo que se desdobrar para colocar a emissora no ar. A TV Minas é engraçada: as pessoas se apaixonam. Não há outro lugar aqui para fazer uma televisão criativa”, afirma Mariana Tavares, ex-apresentadora do canal. “Fui editora, repórter, roteirista de documentário, apresentadora e surpreendida com a demissão. Não entendi minha saída. Achei que merecia ao menos uma conversa, pela minha trajetória. Não gravei nem uma despedida. Faltou respeito, sim”, acrescenta a jornalista. 

Para Eneida da Costa, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, o principal problema da emissora é a má gestão. “A Rede Minas surgiu com a esperança de que o estado pudesse ter produções locais. Sempre exportamos. Atualmente estava cumprindo o seu papel. Com a grande confusão que sucessivos governos fizeram, ela foi terceirizada. Assim a sucatearam. Passei lá no ano 2000 e a redação nem sequer tinha computador”, diz Eneida.   

Record News pode ser transferida para produtora independente; emissora nega

Com o volume de atrações próprias limitado na Record, a “Record News” pode ser a primeira delas a ter sua produção desmembrada da emissora. A emissora dedicada à notícias é sediada junto à matriz, na Barra Funda, e tem a possibilidade de mudar para uma produtora independente.
Segundo o portal NaTelinha, com a medida, o processo de terceirização de programas da Record pode estar em vias de tomar um importante passo.
A ideia inicial seria transferir para produtoras atrações como o "Legendários", o já extinto "Programa do Gugu" e, posteriormente, as novelas.
 
Procurada, a emissora de Edir Macedo negou que o rumor sobre a “Record News” fosse verídico. Pelo que vem sendo divulgado até agora, a terceirização não deverá atingir o jornalismo. 


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fórum Brasil de Televisão acontece no início de junho


Será  realizada em S. Paulo, nos dias 4 e 5 de junho, a 14ª edição do Fórum Brasil de Televisão, o mais importante encontro independente de negócios em programação de TV da América Latina. Cerca de 60 palestrantes e debatedores, representando pelo menos 50 canais de TV aberta e por assinatura, nacionais e internacionais, estarão presentes para interagir com a comunidade de produção e discutir suas principais questões.
Esta edição do Fórum ocorre no momento em que a Lei 12.485 (a Lei do SeAC), que alterou o marco legal da TV por assinatura no país e criou cotas de produção nacional nos canais pagos, completará um ano em vigor. A Lei abriu novos espaços para a produção nacional e criou um cenário marcado pelo salto nos mecanismos de fomento e incentivo à produção.
Para fazer um balanço deste primeiro ano, o presidente da Ancine, Manoel Rangel estará presente na abertura do evento. Ele também falará sobre os desafios do seu terceiro mandato à frente da agência que, em 2013, contará com orçamento de R$ 870 milhões para o Fundo Setorial do Audiovisual.
O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Leopoldo Nunes, também participará do Fórum no painel “A política nacional para o audiovisual”, durante o qual apresentará os principais pontos de sua recém-iniciada gestão e falará sobre o planejamento do MinC para os segmentos de cinema, TV e mídias digitais.
A programação do 14º Fórum também inclui as presenças dos novos secretários de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro,  Juca Ferreira e Sérgio Sá Leitão. Eles participarão do painel “Políticas públicas para o audiovisual” e falarão sobre as iniciativas das duas cidades na promoção da indústria de produção de cinema e TV. Juca Ferreira deve dar detalhes inéditos sobre a nova agência de fomento a ser criada na capital paulista.
O Fórum Brasil de Televisão também terá a palestra internacional do Chief Digital Officer da BBC Worldwide, Daniel Heaf.  No momento em que 70% dos espectadores estão com outro dispositivo nas mãos enquanto assistem à TV, e em que os provedores over the top como YouTube e Netflix começam a investir em conteúdos originais, o executivo dará sua visão sobre as oportunidades do mundo digital para grupos de mídia tradicionais e para detentores de conteúdos.
Outro destaque da programação do evento será a presença de programadoras e canais que este ano, mais do que em qualquer outra edição, participam dispostas a receber projetos de produtores ou expor suas demandas por conteúdo independente para seus canais. Entre elas, a Globosat participará de uma rodada de negócios com produtores interessados em produzir com os canais do grupo. Os projetos previamente selecionados pela programadora serão analisados durante a rodada, no dia 5, por Leonardo Campos (canal Off), Gustavo Neto (Multishow) e Gustavo Baldoni (GNT).
A Turner reunirá as executivas Fernanda Tomasini e Ana Paixão no painel “Produzindo com canais Turner” para explicar aos produtores participantes do evento quais são suas demandas e o que um projeto audiovisual deve conter para se adequar às grades desses canais. O mesmo será realizado pelos executivos André Rossi, Carolina Telles e Gabriela Varallo dos canais Discovery.
Além das programadoras, canais como BBC Worldwide, Arte 1, WooHoo, Canal Brasil, Futura, Canal Curta!, BoxBrasil e CinebrasilTV, entre muitos outros,  participarão das tradicionais sessões de “30 Minutos”, em que executivos de aquisição e coprodução expõem aos produtores suas demandas de programação.
WORKSHOPS DE CAPACITAÇÃO
Outro destaque desta edição do Fórum Brasil de Televisão serão os workshops de capacitação. Em um deles, de capacitação jurídica, advogados especialistas no mercado de produção audiovisual darão orientações importantes sobre os cuidados na formatação e execução de projetos de TV, abordando temas como direitos autorais, direitos patrimoniais, direito de imagem, contratos e outros.
O Senac realizará dois workshops, ambos voltados para produção executiva de conteúdo audiovisual. Um deles será sobre “plano de negócio”, com temas como estruturação de proposta, orçamento, cenário de captação de recursos, venda de projetos, adequação do projeto aos diferentes distribuidores, mídias e formatos. O segundo workshop será sobre “estratégia de negociação”, com temas como modelo de negócios, análise de viabilidade econômica, estratégia de comercialização, argumentação e defesa do projeto. As sessões serão apresentadas por professores do curso de pós-graduação em produção executiva de TV do Senac.
O workshop “Gafes e remendos” reunirá executivos de programadoras internacionais para analisar o que foi aprendido neste primeiro ano de regulamentação. Eles darão dicas importantes aos produtores sobre suas experiências com conteúdos locais. O que deu e o que não deu certo. Participam Krishna Mahon (History/A&E/Bio); Elisa Chalfon (Canais Fox); Ana Paixão (Turner) e Roberto Martha (Viacom)
CONTEÚDO AUDIOVISUAL PARA CRIANÇAS
Como já é tradicional, este ano o Fórum Brasil de Televisão também terá painéis dedicados à produção audiovisual infantil, ambos realizados em parceria com a ComKids, organizadora do Festival Prix Jeunesse na América Latina.  Serão dois painéis. O primeiro reunirá produtores oriundos de diferentes países para falarem sobre seus processos de criação e desenvolvimento de séries para crianças. Já estão confirmadas as presenças de Álvaro Ceppi, diretor criativo do Zumbpastico Estúdios (Chile) e Jonathan Finkelstein, do Appartment 11 (Canadá). Melina Manasseh, do 44 Toons representará o Brasil na discussão. No segundo painel, profissionais de produção para crianças  e adolescentes relatam suas experiências como gestores estratégicos em suas empresas. Em discussão, a convivência de diferentes abrodagens ao que se refere ao local e global nas políticas e estratégias de comunicação voltadas para o público infantil. Participam Jan Willen, KRO Youth (Holanda); Helen MacAleer, The Walker Books Group (Inglaterra), Marcela Benavides Estévez, Canal Señal (Colômbia) e Sevilay Bozdemir, TRT Cocuk-Kids (Turquia).
OUTROS DESTAQUES
O programa do Fórum Brasil de Televisão também incluirá discussões sobre a sustentabilidade do mercado audiovisual; a produção e o mercado de capitais; a distribuição digital de conteúdo audiovisual e a produção coreana, que será discutida no painel The Korean Wave. As novelas e séries do país vêm conquistando mercado na Europa, África, Oriente Médio e até os EUA através dos serviços de VOD como Netflix. O painel trará mais informações sobre a produção e as tendências vindas do país asiático e será apresentada por um representante da MBC (Munhwa Broadcasting Corporation).
O Fórum Brasil de Televisão reúne produtores, distribuidores, canais e plataformas de conteúdo. Tem o objetivo de ser um espaço para a realização de negócios, reciclagem profissional e networking. O evento é organizado pela Converge Comunicações. Veja o programa completo com os horários dos painéis no sitewww.forumbrasiltv.com.br/programa/.
Fórum Brasil de Televisão
Data: 4 e 5 de junho de 2013
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: R. Frei Caneca, 569, 4º andar, São Paulo
Informações: 0800 77 15 028 ou no site
Site: www.convergecom.com.br/eventos ou www.forumbrasiltv.com.br 


Fonte:http://www.adnews.com.br/televisao-e-radio/forum-brasil-de-televisao-acontece-no-inicio-de-junho

Rádio Estadão estreia coluna com psiquiatra

Um momento para analisar e discutir o cotidiano das grandes cidades, os confrontos com problemas humanos e a sinalização para os sintomas das doenças da vida ágil, com suas necessidades e hábitos. Com esse objetivo, a Rádio Estadão estreia, na próxima terça (4), o boletim “Ideias no Ar”, com apresentação do psiquiatra Daniel Barros. Serão duas edições semanais, terças e quintas-feiras, por volta das 9h20, durante o Estadão no Ar 1ª Edição, com reapresentação no Direto da Redação e no Estadão Noite.
 
Daniel Barros é psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC), onde atua como coordenador médico do Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor). Doutor em ciências e bacharel em filosofia, ambos pela USP, escreve nos blogs do Portal Estadão sobre temas como ética, psiquiatra e psicologia (http://blogs.estadao.com.br/daniel-martins-de-barros/).
 
Segundo ele, a ideia do boletim é fazer uma leitura do mundo, utilizando o conhecimento do cérebro e da mente, como forma de ampliar a compreensão de tudo que passa pelo comportamento humano, entendendo o homem por trás desse fenômeno. “Os temas são amplos, porque o ser humano é amplo. Ele é o personagem de todos os eventos da sociedade”, explica Barros.
 
Todos os programas também poderão ser acompanhados pela internet, no site da emissora, onde estarão disponibilizados os áudios.  

Preserv faz parceria com "Estádio 97"

A linha de preservativos Preserv fará no mês de junho o lançamento de uma nova embalagem já pensando nos eventos futebolísticos que o Brasil receberá. O preservativo Preserv Extra foi o escolhido para receber a embalagem metalizada, com a bandeira do Brasil e a frase “Torcida Preserv”.
Além disso, a marca fechou uma parceria com a rádio Energia 97 FM, dentro do programa “Estádio 97”, onde sorteará diversos kits com camisetas e preservativos. A ação acontecerá durante todo o mês de junho.
A embalagem “Torcida Preserv” estará disponível nas principais farmácias de São Paulo a partir da segunda quinzena de maio. Valor sugerido R$ 6,99.

Fonte:http://www.adnews.com.br/televisao-e-radio/preserv-faz-parceria-com-estadio-97

Chicago Sun-Times troca fotógrafos por iPhones


De acordo com o site americano Gawker, o jornal americano Chicago Sun-Times dispensou toda a sua equipe de 28 fotojornalistas.
Segundo o comunicado oficial, as demissões foram causa de “um novo enfoque em reforçar as capacidades de comunicação com vídeo e outros elementos multimídia”.
O motivo real, segundo alguns profissionais envolvidos no caso, seria tentar ensinar repórteres a utilizar os smartphones para fazer as fotos e contratar freenlancers usualmente para trabalhos mais densos.
Na foto acima, é possível ver a reação dos profissionais no momento em que receberam a carta de demissão. No centro, está o lendário fotógrafo John H. White, vencedor do prêmio Pulitzer em 1982.
Isso demonstra claramente a falta de preocupação de alguns  veículos de mídia com a entrega de qualidade e profissionalismo e, ao mesmo tempo, a crise econômica que assola o meio impresso nos Estados Unidos.
 Com informações do Gawker  

Fonte:http://www.adnews.com.br/midia/chicago-sun-times-troca-fotografos-por-iphones

Carla Vilhena estreia como repórter especial no "Fantástico"

No último domingo (2/5), a jornalista Carla Vilhena, ex-âncaora do “Bom Dia São Paulo”, estreou no “Fantástico”. Repórter especial no programa, ela apresentou uma matéria sobre bairros marcantes em novelas filmadas em São Paulo.

De acordo com o Terra, na atração dominical, Carla conversou com Ellen Roche e Sophie Charlotte, do folhetim Sangue Bom, acompanhando-as pela região de onde vêm suas personagens e pedindo opinião de moradores a respeito da veracidade que elas passam na tela ao telespectador. A jornalista também apresentou uma entrevista com o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt.
Carla deixou o “Bom Dia São Paulo” no dia 6 de maio deste ano, quando foi substituída por Rodrigo Bocardi. A jornalista causou polêmica por não ter podido se despedir do público por regras da emissora.  


Prefeito de Buenos Aires consegue aprovação de lei que protege imprensa da cidade



A oposição argentina conseguiu uma vitória regional ao aprovar a lei municipal que proíbe “qualquer forma de censura”. Os artigos do decreto, assinado em maio pelo prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, tornaram-se lei na última quinta (30/5) pela Assembléia Legislativa da capital federal.

Municipalidad de Buenos Aires
Mauricio Macri
O principal objetivo da nova regulação é proteger a liberdade de imprensa na capital do país. Segundo a imprensa local, as medidas representam uma reação de Macri às ameaças da presidente Cristina Kirchner de continuar tentando fazer intervenções no Grupo Clarín.

Comunicado dos parlamentares que participaram da confecção da proposta afirma que a regulação é “uma clara e rigorosa proteção ao exercício da liberdade de expressão de ideias, informações, criações culturais e científicas, sugestões, críticas políticas e institucionais, religiões, assim como o acesso à informação e à cultura". 
O texto da lei também proíbe qualquer forma de censura por parte de autoridades de Buenos Aires e outros municípios. De acordo com a nova regulação, os órgãos de imprensa que possuem sede na cidade só poderão sofrer intervenção com o aval do Judiciário local. 

O prefeito Mauricio Macri, atualmente um dos principais opositores de Cristina Kirchner, instituiu que qualquer assunto relacionado à liberdade de imprensa, aos veículos e jornalistas deverão seguir ao Superior Tribunal de Justiça (TSJ), localizado na capital.
De acordo com o jornal Clarín, houve, na semana passada, uma tentativa por parte do juiz Otheguy Osvaldo de anular o decreto. Porém, era previsto que a tentativa de anulação seria votada após 30 dias da assinatura. 

News Corporation lança logotipo baseado na letra de Rupert Murdoch

O grupo News Corporation apresentou, no dia 28 de maio, novo logotipo, criado com base na letra de seu diretor-executivo e principal acionista, Rupert Murdoch, e de seu pai, o jornalista Sir Keith Murdoch.


De acordo com o blog Outono.net, o novo logo tem um aspecto mais amigável e estreita ainda mais o vínculo entre o News Corporation e Murdoch. Com boas críticas, como a de Armin Vit, autor do blog de design Brand New, o projeto combina clareza, estilo pessoal e simplicidade, sendo considerado mais moderno do que o antigo.
“Como um logotipo corporativo, é realmente muito bom. Ele é único, funciona perfeitamente em preto e branco, tem uma certa sofisticação, é um conjunto decente de tipografia (se for utilizado em alta resolução) e eu tenho certeza de que ele ficará muito bem no papel", disse Vit.