sábado, 12 de maio de 2012

Estadão lança portal de cultura pop

Uma área destinada à cultura pop, cinema, televisão, música, gente e assuntos em discussão nas redes sociais vai ser lançada pelo Estadão nesta segunda-feira, 7, às 22h. O canal E+ foi assim chamado por causa de sugestões de seguidores do veículo no Twitter. 
 
"O E+ vai ampliar a oferta de conteúdos do Estadão, com reportagens e entrevistas sobre os mais diversos assuntos. Por isso o nome é tão feliz", afirma Claudia Belfort, editora-chefe de Conteúdos Digitais do Grupo Estado. "Traremos mais opções de informação sobre mais temas, sobre mais gente", explica. “Ele pretende ser um espaço para se visitar a qualquer momento do dia, um canal com notícias, fotos e muita interação com redes sociais", completa. 
 
Recentemente, a Folha de São Paulo lançou o F5, um projeto com proposta similar 
 
Fonte: Site Adnews

Rádio Bradesco Esportes estreia na próxima quinta-feira

Sintonize no FM 94,1
No dia 17 de maio, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Banco Bradesco lançam a primeira rádio brasileira com uma programação voltada exclusivamente para o esporte. 

A Bradesco Esportes FM 94,1 surge para preparar o brasileiro para a década do esporte no país, que será palco de grandes eventos como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Notícias, transmissões, colunistas renomados e música compõem a programação que falará de todos os esportes 24 horas por dia, sete dias por semana.
 
A emissora contará com um time repleto de estrelas com todas as informações e detalhes sobre tudo o que acontece no mundo do esporte. José Roberto Guimarães, treinador bicampeão olímpico do vôlei, o jornalista Álvaro José, o gestor José Carlos Brunoro e o atleta do rúgbi Fernando Portugal são alguns dos que formam o time da rádio. Na programação, espaço aberto para qualidade de vida, esportes universitários, marketing esportivo e, claro, transmissões ao vivo dos principais eventos esportivos do Brasil e do mundo.
 
Uma realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação com naming rights do Banco Bradesco e apoio do Grupo Bel, o lançamento da Rádio Bradesco Esportes FM 94,1 acontece durante evento no Leopolldo Faria Lima, em São Paulo.  

Fonte: Site Adnews

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Rádio Nativa Litoral

 

O coquetel de inauguração da Nativa Litoral aconteceu em um shopping center da cidade de Caraguatatuba.

Brasil reconhece Landell de Moura como herói nacional por primeiras transmissões de rádio

O padre Roberto Landell de Moura foi inscrito no Livro de Heróis da Pátria, de acordo com o Diário Oficial da União da segunda-feira (30). Considerado um pioneiro na área de telecomunicações, Landell de Moura realizou, no final do século 19, as primeiras transmissões de voz entre aparelhos sem fio, utilizando ondas eletromagnéticas, o que mais tarde seria conhecido como rádio. Ele também projetou a televisão, o teletipo e o controle remoto por rádio.
Apesar de ter patenteado algumas de suas invenções tanto no Brasil como nos Estados Unidos, Landell de Moura não obteve o reconhecimento das autoridades da época e chegou até mesmo a ser considerado feiticeiro ou louco pela população.
Como não recebeu qualquer apoio oficial, o cientista brasileiro acabou caindo no esquecimento e a comunidade internacional reconheceu o italiano Guglielmo Marconi, que realizou estudos semelhantes, como o inventor do rádio.
“Infelizmente este grande cientista brasileiro não foi compreendido em seu tempo, o que, aliás, é comum acontecer com pioneiros, inovadores. Agora é nosso dever honrar e divulgar o seu trabalho. É importante que as crianças brasileiras aprendam na escola quem foi Francisco Landell de Moura”, declarou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Desde 2009, o Movimento Landell de Moura luta para que o padre seja verdadeiramente reconhecido pelos brasileiros como o pai do rádio. A inscrição do nome de Landell de Moura no Livro dos Heróis da Pátria se dá pelo aniversário de 150 anos de nascimento do padre,comemorado em 2011.
Também conhecido como Livro de Aço, o Livro dos Heróis da Pátria está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foi criado em 2007, com o objetivo de imortalizar os nomes de brasileiros que tenham contribuído de forma excepcional para a construção e o desenvolvimento do País. Nele, já estão escritos nomes como o de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, José Bonifácio e Santos Dumont.

Fonte:Ministério das Comunicações

Pulo do Gato comemora 39 anos no ar

FOTO: Divulgação/Rádio Bandeirantes
Dia 2 Abril, o jornalista José Paulo de Andrade completou 39 anos no comando do programa “O Pulo do Gato”. A atração da Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 é recordista de permanência no ar no rádio brasileiro com suas características: mesma emissora, mesmo horário e mesmo apresentador. O programa foi ao ar pela primeira vez no dia 2 de abril de 1973.

“Quando penso que tinha 30 anos de idade quando comecei, levo um susto. Como passou depressa! E não pesou, cada dia é como se fosse o primeiro. O segredo é não perder o entusiasmo”, afirma o jornalista, que está na Bandeirantes há 49 anos.

“O Pulo do Gato” leva ao ar as manchetes das principais notícias do dia, além de mesclar informações sobre trânsito, tempo, estradas, aeroportos, hora certa, mercado financeiro e reportagens da área esportiva e policial. Um dos destaques do programa é o quadro “Boca no Trombone”, com reclamações de ouvintes e as respostas de representantes de órgãos públicos e privados. Uma agenda econômica (Imposto de Renda, prazos para pagamentos de contribuições, aposentadoria e outras informações) é outra atração do “Pulo”.

A atração vai ao ar de segunda a sábado, das 5h30 às 7h, pela Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9. 


Fonte: Site Adnews

"Jornal Primeira Hora" completa 50 anos

Às 7 da manhã do dia 1 de maio de 1962 foi ao ar a primeira edição do jornal criado com intuito de unir o país pelo rádio. Há 50 anos, o “Jornal Primeira Hora” estreou inicialmente para 5 milhões de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A transmissão veiculou pela primeira vez, em tempo real, a mesma programação em dois Estados.

Em um depoimento arquivado no Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes (CEDOM), o idealizador e fundador do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Jorge Saad, falou sobre a criação do jornal: “Quando nós estreamos o nosso ‘Primeira Hora’ foi o talento dos nossos jornalistas e locutores que nós transportamos do horário nobre da noite para de manhã. O jornal entrou com o pé direito, tomou o primeiro lugar e ninguém nos arrebatou essa posição.”

Ao longo de 50 anos, o “Jornal Primeira Hora” veiculou as principais notícias de São Paulo, do Brasil e do mundo. Hoje o jornal chega aos quatro cantos do país. Ouça a edição de 50 anos aqui


Fonte: Site Adnews